Resenha: Bonsai – Alejandro Zambra

Autor: Alejandro Zambra

Ano: 2006

bonsai

mas naquela noite ambos descobriram as afinidades emotivas que com um pouco de vontade qualquer casal é capaz de descobrir.”

        Uma resenha muito prevê para um livro curto, pequeno, assim como o titulo indica. Bonsai é uma história de amor compacta, sem  firulas, enfeites, e enrolação . Mesmo assim não perde sua beleza, assim com o Bonsai , que é uma miniatura de uma árvore sem deixar de ser uma árvore.

       Bonsai é uma história de amor entre Júlio e Emília, de como se conhecem, se apaixonando e rompem. Ela morre no final, ele fica sozinho. E isso nem é um spoiler porque o autor joga na cara do leitor logo no início do livro, no primeiro parágrafo da primeira página. O que nos motiva a continuar lendo essa história é como, porque, esses eventos aconteceram.

      Eu pessoalmente adorei o livro, adorei a genialidade do autor em escrever um romance e cortar tudo que a gente gosta, que é a enrolação, o desenvolvimento dos sentimentos, o sofrimento, entre outras coisas. Zambra resume tudo isso em poucas linhas. Ele conta com maestria a história inteira desse casal em poucas páginas sem perder a essência  e o interesse do leitor.  Diria que Bonsai é um romance cru, o autor vai direto ao ponto, onde tudo é muito claro, onde eles estão indo. Pelo menos foi pra mim.  Minha parte favorita foi “Tantalia”, um conto do Macedonio Fernández.  Leiam e descubram como esse conto se encaixa nessa pequena intensa história de amor.

Deixe uma resposta