TRICK OR TREAT?

halloween

A principal origem do “Halloween” não vem de fantasias ou doces e travessuras, mas vem de mulheres que, desde muito tempo, são queimadas sobre o calor do fogo da inquisição e julgadas hereges por entenderem demais da natureza, por cultuarem deuses pagãos e terem o espírito livre. Elas são as bruxas!
E sim, no sentido literal. Pois o Halloween, na cultura celta, simboliza aquele “adeus ano velho, bem-vindo ano novo” que dizemos todo final de ano. O chamado Samhain.

“Na Irlanda do século V (a.C.), o dia 31 de outubro fazia parte de um conjunto de quatro datas comemorativas do calendário celta que marcava a transição das estações, o período de plantação e colheita, e o ciclo vital da Terra. A primeira data era celebrada no dia 2 de Fevereiro em honra a deusa da cura Brigith. No mês de maio celebrava-se o Beltane, considerado o dia que iniciava a temporada de semear. Nesta data realizavam-se rituais de fertilidade e prosperidade para incentivar o crescimento da lavoura. A terceira data ocorria em agosto: a festa da colheita em reverência ao deus sol Lugh. Finalmente, no dia 31 de outubro celebrava-se um feriado denominado Samhaim, que marcava o final do ano celta em honra ao deus pagão Samhan (Senhor dos Mortos), também o fim do verão e início do inverno.
[…]
A expressão Halloween tem origem na contração errônea da expressão inglesa All Hallows Eve (que significa Dia de Todos os Santos). Esta data foi instituída pelo Papa Bonifácio IV, e era celebrada no dia 13 de maio. Porém, em 835 o Papa Gregório III alterou o Dia de Todos os Santos para o primeiro dia de novembro. Sua intenção era unir as crenças cristãs e pagãs, aproximando as datas comemorativas. Outro objetivo do Papa era apaziguar os conflitos entre esses povos no noroeste europeu. Assim, os cristãos celebravam o dia dos santos falecidos no dia posterior ao rito pagão do Senhor dos Mortos. Desta forma, a expressão Halloween tornou-se sinônimo da celebração pagã de 31 de outubro.” – Spectrum Gothic

Para saber mais sobre esta data tão cheia de curiosidades que muitos nem sabem existir, ou apenas tem um raso conhecimento sobre, CLIQUE AQUI!

Agora, vamos às nossas dicas?

mia-no-mundo-das-bruxas-01

Pra começar bem, começamos com a minha linda bruxinha (sobrinha) Mia, que foi minha modelo para este post. Ela não é uma gracinha toda vestida de bruxinha?

mia-no-mundo-das-bruxas-02

A trilogia As Filhas de Dana já foi postada aqui no blog, onde conhecemos um pouco sobre a origem dessa cultura druídica, tendo divergências entre vilas e vilarejos de Portugal e uma pós colonização do Brasil. Vemos personagens mulheres fortes que lutam pelos seus ideais e missões. Homens que enxergam a frente de seu tempo e as apoiam com amor. Vale a pena ler a obra toda da autora brasileira Simone O. Marques. A trilogia é constituída por: Paganus, Samhain e Beltane. Você pode ler a resenha CLICANDO AQUI.

mia-no-mundo-das-bruxas-05

O romance Brida de Paulo Coelho é um dos meus favoritos do autor. Ele pega como tema principal a busca do amor, da sua outra parte por meio da magia. É um livro muito lindo. Nele há explicações sobre a divisão da alma em duas partes quando estamos vindo ao mundo, há rituais e até uma passagem linda que diz que quando você encontrar seu verdadeiro amor, você vai sentir, vai saber e pode ver, por meio de um ponto de luz que essa pessoa é parte de você, é sua outra parte. É um livro mágico, vemos até mesmo uma vida passada da Brida e a acompanhamos por todo o seu percalço dentro do livro. Muito bem elaborado e não pode faltar!

mia no mundo das bruxas 03.png

Nossa terceira recomendação é essa super dupla: A Profecia das Irmãs e a Guardiã do Portal da autora Michelle Zink.
Esse é um livro um pouco mais pesado. Trata de todo o universo espiritual e fala um pouco sobre viagens astrais, além de ter algumas referências de wicca e apocalipse. Algumas descrições podem beirar o assustador e podem atormentar (experiência própria), tanto que faz mais de cinco anos que li o primeiro volume e ainda não tive coragem de ler o segundo, já sabendo que tem um terceiro. Então, leiam por mim e depois me falem <3
Mas afinal, estamos falando de Halloween, certo? Então tem que ser assustador!!
Esse é um livro que vai, literalmente, f#@$% com a sua mente.

mia-no-mundo-das-bruxas-04

O Bruxos e Bruxas, eu vou ser bem sincera, eu ainda não li. Mas por que ele está na lista? Simples, ele tem uma sinopse interessante que trata de todo o contexto da perseguição/caça às bruxas, e por falta de ter o que falar sobre ele, segue a sinopse abaixo:

“É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora!
Sob a ideologia da Nova Ordem, O Único Que É O Único mantém seu poder à força, sem música, nem internet, nem livros, arte ou beleza. E ter menos de 18 anos já é motivo suficiente para que você seja suspeito de conspiração.
Os irmãos Allgood estão encarcerados nesse pesadelo e, para escapar desse mundo de opressão e medo, terão que contar um com o outro e aprender a usar a magia.
Do autor best-seller James Patterson, Bruxos e Bruxas é uma saga para se ler… antes que seja tarde.”

Menos é mais!
Tenho dito isso sempre e, por justamente menos ser mais, é que a sinopse me interessou. O que pode ser mais interessante do que uma perseguição às bruxas em pleno século XXI? Não, não responda essa pergunta, vá ler antes que seja tarde demais.
E acreditem, isso é uma coisa que desde a inquisição tem retornado para nunca ser esquecido. Reflita sobre isso!

afeer

E para terminar, nossa ultima recomendação: As Feiticeiras de East End!
A resenha deste livro, que também trata-se de bruxas, está ao ar desde ontem e pode ser acessada CLICANDO AQUI.
Um único motivo para ler este livro: fala de bruxas a partir da mitologia nórdica. Ponto. Vá ler e acabou, sem discussão. Aposto horrores que você nunca vai achar um livro que una bruxas a mitologia nórdica. Embora eu tenha gostado mais da série cancelada pelo Lifetime que, aliás, é bem fiel ao livro, o livro conta com elementos que explicam melhor alguns fatores da série. Há uma divergência e eu posso ter me confundido um pouco na resenha, mas não desista de mim e nem das minhas recomendações. Vá lá ler uns livros e depois me conta aqui que eu adoro conversar com vocês :*
Eu sei que a foto não está combinando muito com todo o estilo do post, mas não deu tempo de preparar algo melhor que isso, espero que entendam e que tenham gostado, esse foi nosso especial #mêsdomedo aqui no blog <3

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

5 thoughts on “Halloween – Curiosidades & Dicas de Livros 👻👻👻👻”
  1. Fiquei com vontade de ler A Profecia das Irmãs e a Guardiã do Portal (justamente pela sua resenha, botando medo, gosto, por incrível que pareça, de sentir medo :x) e As Feiticeiras de East End, também pela sua resenha e desde post!

    1. Eu não sei bem se a história continua me dando calafrios, Paulo kkkkkkk. Quando eu li, tinha apenas 15 anos, hoje tenho 20. Mas na época foi bem difícil de digerir (dormir), porém ainda é um livro que recomendo, ainda mais por se tratar de viagens astrais com uma combinação de magia e apocalipse. Eu espero que você goste, eu ainda estou criando coragem para ler A Guardiã do Portal. Não sei se te interessa mais, mas a história se passa em torno de 1800 (que eu me lembre) e as protagonistas são gêmeas, uma boazinha e uma má!!
      Boa leitura, depois conta aqui pra gente o que achou!! 😀

      #nini

    1. Eu super agradeço seu posicionamento, a tradição pagã é uma coisa linda e na literatura então, torna-se arte. E concordo plenamente com sua opinião, é um trabalho realmente muito importante e que tem que ser visto, ouvido e transmitido. Temos que desmistificar esse preconceito impregnado na nossa sociedade.

Deixe uma resposta