maxresdefault.jpg

Vendo esse título e essa imagem acima você deve estar se pensando: “você fez uma resenha da série House of Cards??”. Não meu amigo, devo te informar que a tão aclamada série foi baseada no livro de Michael Dobbs que leva o mesmo nome. E vai por mim, não tenho muito tempo para assistir a uma série e por esse motivo resolvi ler o livro e valeu muito a pena.

Ao decorrer da minha leitura, eu debatia com um amigo, que já tinha visto a série, sobre os pontos diferentes de cada meio, e o ponto mais importante é que o House of Cards, a série, se passa nos EUA, já no livro a trama acontece na Inglaterra. Aí meus amigos, a confusão já está armada, pois a política de cada país é diferente: na Inglaterra não temos um presidente, mas sim um primeiro-ministro.

Nas duas tramas temos o mesmo protagonista Frank Urquhart. Ele é o tipo de cara sério, sem tempo pra nada e que passa por cima de todos para conseguir o que quer, e vai por mim, ele consegue tudo o que quer.

1920379_1398964327032033_2132887100_n.png

O atual primeiro-ministro Henry Collingridge é obrigado a renunciar do cargo e indica alguns nomes como possíveis candidatos. Frank é um deles. O tempo todo, Frank demonstra não querer o cargo e até se torna o braço direito de Henry para ajudá-lo a voltar. Todos os jornais destacam os acontecimentos políticos durante toda a campanha (de forma manipulada, o que ajuda muito Frank, por isso é bom ter networking).

O que mais me surpreendeu foi como acaba o livro. É uma daquelas situações em que você espera algo totalmente plausível, como são todos os finais de livro, mas Michael Dobbs foge de toda a mesmice e transforma o final.

Ficha técnica

House of Cards

Autor: Michael Dobbs

Editora: Saraiva

Ano: 2014

336 páginas

Deixe uma resposta