Resenha: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens – Becky Albertalli

20170924_211802Olá bookaholics, como vão? Depois de um período de férias de resenhas, vamos voltar com tudo! Desde minha última resenha, sobre a série Magnus Chase e os Deuses de Asgard, li alguns (muitos) livros, mas estava sem tempo para escrever. Mas chegou a hora! E essa ‘série’ de resenhas começa com “Simon vs. A Agenda Homo Sapiens”, de Becky Albertalli (Intrínseca, 2016). Sem dúvidas, um dos melhores livros que li esse ano e na vida. Bom, daqui pra frente, lembre-se: spoilers são possíveis! Shall we?

A sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.

Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.

Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.

Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Bom, como a sinopse já adianta, tudo começa com essa revelação: Simon Spier é gay. No entanto, as únicas pessoas que sabem são o próprio Simon e seu amigo correspondente de e-mail Blue, que também é gay. Essas correspondências já duram alguns meses desde que Simon tomou coragem de escrever para ele sobre sua homossexualidade. Blue não sabe que Simon é Simon. Apenas o conhece como Jacques. E, obviamente, a identidade de Blue nos é privada até os últimos capítulos, assim como para Simon. A única coisa que sabemos é que Blue estuda na mesma escola que Simon.

É uma história bem sexy, Blue. Sabe, o ensino fundamental é um show de horrores sem fim. Ah, talvez não sem fim, porque já acabou, mas deixa marcas na psique da gente. Não importa quem você seja. A puberdade é impiedosa.

Bom, é evidente dizer que Simon se apaixona por Blue, mesmo não o conhecendo fisicamente. Mas Simon conhece outro lado de Blue… conhece seus gostos, suas vontades, seus sonhos. E, claro, o que eles também discutem é: como sair do armário? Ou melhor, por que sair? Uma coisa que ficou marcada em mim dessa história é essa necessidade de um gay ter que ‘sair do armário’ e, como lembra Simon, não existem nenhum armário para que os héteros saiam e descubram que são… héteros, certo? Ambos estão presos dentro dessa coisa que, hoje em dia, é algo difícil de se lidar. Afinal, todos sabemos que vivemos num mundo bem preconceituoso…

É isso que as pessoas não entendem. Essa coisa de sair do armário. Não é nem por eu ser gay, porque lá no fundo sei que minha família levaria numa boa. Meu pai gosta de fazer piadas, e seria constrangedor, sem dúvida, mas acho que tenho sorte.

Esse mundo secreto de Simon e Blue começa a ser ameaçado quando um colega de classe de Simon, o Martin, lê um desses e-mails para Blue. E tudo começa a se desenrolar…

Bom, sem mais detalhes sobre a história, agora é minha hora de dizer o que achei do livro e de tudo isso que acontece. Primeiramente, o tema: foi o primeiro livro que li totalmente dedicado à temática gay e aos desafios que isso traz para a vida de uma pessoa que é gay. E foi bem interessante ler sobre isso, sobre um garoto que não vê necessidade, de imediato, em “se livrar” dessas amarras que é o medo de ser quem realmente ele é, misturada ao fato de ele se apaixonar por uma pessoa platonicamente e tão incrível quanto o próprio Simon.

Sobre a identidade de Blue… olha, foi surpreendente. Isso porque a autora consegue, brilhantemente, colocar algumas pistas no meio do caminho, mas que nos levam exatamente para quem não é a pessoa (e pra ser bem sincero, eu estava com medo de que, quem eu pensava ser, fosse mesmo Blue, não dava pra acreditar! Hahaha). Bom, só digo uma coisa, vocês vão se surpreender mesmo!

A narrativa de Becky é bem interessante e moderna. Eu acho que ela conseguiu inserir algumas coisas muito legais, essa coisa da modernidade, bullying… é uma história de amor, mas não é só isso! Exatamente pelo fato de Simon ser gay e trazer as consequências disso. Ao mesmo tempo, há os amigos de Simon, que também não sabem de nada, mas é uma trama independente, é algo só deles, e é muito legal essa amizade. E no meio de tudo isso, há as manias de Simon e Blue, as conversas dos dois, o amor de Simon pela bolacha Oreo (sério!). Mas são coisas naturais, engraçadas, que suavizam a história, deixam ela mais natural.

Bom, já falei demaaais, mas é isso. Como eu disse, é um livro sensacional, um dos melhores que li na vida, e com certeza traz essa discussão tão presente nos dias de hoje de uma forma romântica, dramática e engraçada ao mesmo tempo, nos fazendo nos identificarmos com Simon em diversas situações, mesmo não passando pelo mesmo que ele. Se eu recomendo essa leitura? Com toda certeza do mundo! Leia, releia e depois leia de novo (eu com certeza o farei!). PS: o livro será adaptado para os cinemas! Fiquem atentos!

See you guys!

Ficha técnica:

Simon vs. A Agenda Homo Sapiens

Autora: Becky Albertalli

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

272 páginas

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

12 thoughts on “Resenha: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens – Becky Albertalli”
    1. Olá Clara! Então, esse livro é a estreia da Becky Albertalli como autora. Eu só li esse mesmo… mas, sei que ela lançou esse ano o livro “Os 27 crushes de Molly” e parece muito bom também! Por enquanto são somente esses os livros dela, mas eu recomendo muito, tanto esse quanto o dessa resenha! É um livro sensacional!
      Iremos visitar seu blog sim! Obrigado!

Deixe uma resposta