5 livros sobre o Câncer de Próstata para ler no Novembro azul

PorFernanda Geraldello

nov 2, 2017

EstacaoImaginaria-Facebook-PostNormal-NovembroAzul-1000x1000px

Estávamos procurando livros sobre o Câncer de próstata para fazer esse post e não achamos nenhum sobre homens comentando de como é a convivência com essa doença. Foi então que percebemos a importância de falarmos sobre esse assunto. Confira abaixo os 5 livros que listamos:

Título: Vencer o câncer de próstata

Autor:  Fernando Cotait Maluf

download

Sinopse: O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Sua incidência aumenta a cada ano, mas as chances de cura também têm aumentado graças ao diagnóstico precoce e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento. Com o objetivo de orientar a população brasileira sobre a doença, o oncologista Fernando Cotait Maluf, atualmente chefe da oncologia clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, editou este livro com a colaboração de outros profissionais da área médica. A obra descreve os principais males da próstata no formato de perguntas e respostas. O foco principal, porém, é o câncer prostático. A doença é abordada em seus mais diversos aspectos – dos fatores de risco aos diagnósticos, da prevenção aos diversos tratamentos existentes. As perguntas que compõem os 15 capítulos do livro são as mais comuns nos consultórios médicos. Um livro dedicado aos homens saudáveis que querem evitar a doença e aos pacientes e familiares que lutam contra câncer.

Título: 49 perguntas sobre câncer de próstata

Autor: Jean Ikonomidis

9788578682774Sinopse: A saúde é nosso bem maior. Para manter-se saudável, é preciso entender como o corpo funciona, a fim de cuidar bem dele. A coleção 49 perguntas visa sanar as principais duvidas sobre doenças importantes de forma direta, simples e de fácil entendimento.

Título: Câncer de Próstata – Novos Caminhos para a Cura

Autor: Luiz Alberto Fagundes

794451

Sinopse: Escrito por urologistas, oncologistas radioterapeutas e um oncologista clínico, este livro contém a descrição detalhada dos novos procedimentos salvadores e seus resultados, nesta doença freqüente e amedrontadora que é o câncer de próstata. É importante que os pacientes tenham acesso às informações sobre as várias opções de tratamento curativo e sobre as vantagens e desvantagens de cada um.

Título: Livro – Prevenção do Câncer

Autor: Ricardo César Pinto Antunes

7151409gg

Sinopse: No Brasil, cerca de 500 mil pessoas adoecem de câncer a cada ano. Estima-se que 40% das mortes poderiam ser evitadas com ações de prevenção primária, detecção precoce e acesso a tratamento adequado. O número de mortes atribuídas à doença ultrapassou 160 mil em 2007 e a perspectiva é de crescimento da morbimortalidade nas próximas décadas, em decorrência do envelhecimento populacional e das características do padrão de vida atual.

As estatísticas assustam. O desafio imposto para reverter esses dados inclui a realização de ações de prevenção aos pacientes. Prevenção do Câncer foi escrito por inúmeros especialistas da área com este propósito: informar estudantes de medicina, residentes e médicos, independentemente da especialidade em que atuam, sobre a importância dessa condição grave, que se tornou problema de saúde pública e carece de atenção urgente pelos profissionais de saúde.

O livro está organizado em 20 capítulos, com destaque para “Tabagismo e Câncer” – o cigarro é responsável por quase 30% dos casos de câncer; “Câncer de Pulmão: Epidemiologia e Prevenção”; “Câncer de Pele e Melanoma”; “Câncer de Próstata”; “Hereditariedade e Genética no Câncer”; “Câncer do Colo do Útero e Ovário” e “Prevenção do Câncer de Mama” – os cânceres de colo do útero, ovário e mama são frequentes causas de morte de mulheres brasileiras.

Visando à redução da incidência e da mortalidade de câncer, esta obra foi elaborada com base nas principais diretrizes da Sociedade Brasileira de Cancerologia e obteve o apoio do Instituto Paulista de Cancerologia e da empresa farmacêutica Roche.

Título: Tudo o Que Sempre Quis Saber sobre Próstata

Autor: José Santos Dias

121824081_1GG

Sinopse: Poucas doenças e poucos órgãos amedrontam tanto os homens como a próstata e as suas doenças, sobretudo o cancro da próstata. As inúmeras fontes de informação disponíveis nem sempre são fiáveis, fidedignas ou inteligíveis para os principais interessados: os doentes afetados por estas doenças.

Por isso, muitas vezes, os doentes sentem-se “perdidos”, sem saber qual a melhor solução para o seu caso ou, sequer, quais os elementos a ter em conta para fundamentar uma determinada decisão ou uma determinada terapêutica. Veem-se, muitas vezes, confrontados com dilemas que não conseguem resolver.

Estas dúvidas colocam-se em relação ao rastreio do cancro da próstata, ao diagnóstico precoce desta doença, às queixas que a próstata pode provocar, a como se deve fazer o diagnóstico das doenças deste órgão, a quando fazer análises à próstata, à relação entre próstata e sexualidade, a qual o melhor tratamento do cancro ou do aumento benigno da próstata, entre muitas outras.

Com a informação técnica contida neste livro, precisa, correta e de acordo com as últimas recomendações das principais associações internacionais de urologia, nomeadamente a americana e a europeia, esta obra é uma fonte de informação fidedigna para os doentes e seus familiares. Recomenda-se também a sua consulta por profissionais de saúde, sejam eles médicos de medicina geral e familiar, médicos e internos de outras especialidades que não a urologia, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas ou outros técnicos de saúde.

Deixe uma resposta