Eu pensei em diversas formas de começar essa resenha, falar que esse é um livro que me surpreendeu ou a minha história com ele, como eu conheci Brilho da autora Amy Kathleen Ryan.

Não sei se vocês conhecem esse livro ou já perceberam que aqui no #Estação cada um de nós temos um estilo diferente de leitura, eu por exemplo sou uma louca por ficção e ainda mais quando ficção envolve espaço, naves, alienígenas, etc. Então Brilho me chamou muito a atenção por causa disso, e não apenas, pois a capa e a sinopse me ganharam de primeira mão.

O que posso dizer sobre minha história com esse livro é que, ela começou num sebo, eu estava trocando uma pilha de quase 30 livros que a escola onde estava trabalhando ia jogar fora. Isso mesmo que você acabou de ler! A escola ia jogar fora!
Bom, então eu pensei: não é roubo se eu estiver pegando do lixo ne? E foi assim que eu consegui Brilho e outros volumes no sebo, na base da troca. E, além de tudo, foi o primeiro livro que eu vi de longe e já pensei: esse é meu! Nem precisei ler a sinopse toda pra ter certeza, e digo mais, não me arrependi, simplesmente amei essa leitura e achei ela fascinante.

brilho 01

Sinopse:  A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto.
Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.

Apesar de se tratar de uma garota de 15 anos, Waverly, as adolescentes do livro são muito mulheres, muito femininas e como a própria sinopse diz, há temas como a escolha da mulher, então é um livro forte, e uma história forte que não se passa em qualquer lugar, mas no espaço, onde não existe mais planeta Terra. Então temos na história a questão da religião que é retratada exatamente como ela é: alienadora, temos a imposição da mulher, ela sofre atentados e opressão e ainda assim ela tem o poder de pensar e tentar sair da situação, temos uma verdadeira história de caça às bruxas e tudo isso numa trama condizente com reviravoltas, e reviravoltas que a gente não está esperando por que a autora consegue fazer a gente pensar no pior ao mesmo tempo em que ela já arquitetou uma outra consequência pior. Esse livro é fantástico! Só posso dizer que vocês tenham a curiosidade de ler, que se interessem por esse livro como eu.

brilho 03

E como dito antes, pra você que é amante de espaço, de galáxias, tudo o que envolve o mundo exterior ao nosso pequeno planeta irrecuperável pelas desgraças climáticas, essa história é perfeita. Claro que não é nenhum Star Wars ou Guardiões da Galáxia, nenhum Guia do Mochileiro das Galáxias, sequências de muito sucesso, mas pra quem gosta muito do tema, tem interesse e está de boas pra ler, com um tempinho ok, eu acho que é uma leitura pra se aprofundar.

Pra mim ela foi super rápida, levei apenas três dias e meio, me senti mergulhada. Tive uma pequena deficiência no começo da leitura, pois não conseguia imaginar direito os personagens e o cenário, não conseguia associá-los a seres humanos em um jornada, mas o que mudou um pouco mais a frente onde tudo começou a ter mais detalhes e explicação.

Super me apaixonei pela Waverly, a nossa protagonista, mulher, corajosa e inalienável durante toda a trama. Ela foi uma garota que se não fizessem o que mandavam era torturada, dopada e trancada, então pra uma idade de 15 anos achei ela muito adulta, assim como outras meninas que a acompanharam como a Sarah e a Samantha, protagonistas secundárias, mas que também tiveram um papel fundamental e inteligente durante toda a leitura.

Tive um pouco de ódio do Seth, achei ele muito ciumento, orgulhoso e invejoso, o jeito que ele lidava com as coisas com agressão e mentiras. Esse é outro personagem principal de toda a história que, querendo ou não, se não tivesse ele pra atrapalhar a história não teria graça nenhuma e acredito que nos outros volumes ele vai ter um papel maior, um desenvolvimento muito grande, agora não imagino se como herói ou como o menino malvado que ele se mostrou em Brilho.

Também tive uma leve e breve queda pelo Kieran, o namorado da Waverly que a todo momento precisou tomar decisões arriscadas, que a todo momento sentiu a falta da namorada, que até então parecia um cavalheiro, mas que no final se mostrou um pouco diferente do príncipe que a gente imagina, mas eu tive uma percepção de que ele queria ser um pouco estrelinha por que já tinha a fama de bom moço, que faz as coisas certas, que tem talento e é altruísta, então achei ele um pouco egocêntrico, mas no final da história mesmo por que durante toda a trama o que ele queria mesmo era tomar decisões boas e ajudar os tripulantes da sua nave a terem esperança quando tudo estava ruinando. E claro, Seth atrapalhou um pouco causando intrigas com mentiras. Então essa briga dos dois deixa até mesmo um pouco confuso o leitor por que a gente não sabe bem qual deles gostamos mais ou gostamos menos.

brilho 02

Bom, o que mais posso dizer desse livro?

Ele não é um volume único, fiquei surpresa de saber disso, não sei por que, mas achava que ele não tinha sequência, e um pouco triste por que provavelmente vou demorar muito pra comprar os outros dois volumes Centelha e Chama e a minha curiosidade vai ter que esperar o que me deixa numa grande expectativa pela continuação e desfecho.

Espero que quem leu também tenha tido uma experiência semelhante a minha, de quem gostou do livro. Ele e a sequência são de anos posteriores a 2013, publicados pela editora Geração Editorial, mas você ainda pode encontrá-los a venda na internet tanto físico como em eBooks para quem gosta.

Também espero que tenham gostado da resenha e comentem o que acharam do livro, se vocês já o leram, ou pra quem ainda não leu, quais seriam as expectativas para essa leitura 😉

Hugs and Kisses e um boa leitura a todos <3

 

 

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

2 thoughts on “Resenha: Brilho (Em Busca de um Novo Mundo) – Amy Kathleen Ryan”

Deixe uma resposta