premiosliterarios-mar2018

No post de hoje vou falar um pouquinho sobre alguns prêmios brasileiros de literatura, por que sei que grande parte do público que acompanha o #Estação não é apenas leitor, mas também é escritor, e não importa sobre o que escreva, o importante é que escreve.

Também sabemos que não são todos que tem a oportunidade de assinar com uma editora para ter seu livro publicado, então uma das saídas é meter o pé nas premiações, o que geralmente traz um bom reconhecimento ao autor. E convenhamos, a competição é bem legal.

Então, bora conferir?

1 – Prêmio Literário Biblioteca Nacional

Este prêmio da muitas possibilidades tanto a autores independentes quanto a autores que já estão no mercado, desde que os originais estejam em depósito legal e tragam consigo o número do ISBN, além de serem primeiríssima edição.
São várias categorias que o autor poderá participar, sendo elas: conto, romance, poesia, literatura infantil e juvenil, dentre outras que podem ser vistas pelo site da própria Biblioteca Nacional. O autor ainda pode se inscrever para duas categorias!
Vale ressaltar ainda que as obras são analisadas por 27 julgadores, ou seja, 3 em cada categoria.

2 – Prêmio Camões de Literatura

Este prêmio é considerado o mais importante da língua portuguesa, justamente por contemplar o autor que contribuiu tão significamente para a cultura da nossa língua. Todos os anos ele é realizado, cada ano em um lugar diferente onde o português é oficialmente falado como o Brasil, Portugal e alguns países africanos também. Os julgadores também são escolhidos, representando sempre seu país de origem.
Ressaltando também que, a premiação foi criada a partir de um protocolo entre Brasil e Portugal que originou um prêmio de 30 anos de estrada.

3 – Prêmio Jabuti 

Considerado o Oscar dos livros, é o prêmio mais aclamado e mais antigo do Brasil, estando em sua 60° edição.
Ele é totalmente organizado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e propõe 27 categorias para o autor participar que vão desde romance até livros didáticos e temos muitos autores que ganharam o Jabuti como a Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Caio Fernando de Abreu, Otto Lara Rezende, Lygia Fagundes Telles, Fabrício Carpinejar, dentre outros autores incríveis que compõe a nossa sociedade literária.

4 – Prêmio Sesc de Literatura

Todos os anos o Sesc organiza premiações nas categorias romance e conto para o público adulto que escrevam seus originais na língua portuguesa. Quem pode participar são residentes do Brasil, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.

5 – Prêmio São Paulo de Literatura

Este prêmio é bem novo tendo apenas 10 anos de jornada. Foi criado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem como principal objetivo a valorização da leitura no Brasil.
Tem como categoria principal livros de ficção que levam consigo o gênero romance, além de selecionar anualmente os melhores livros publicados no ano anterior às premiações.

6 – Prêmio Oceanos

Originalmente conhecido como Prêmio Portugal Telecom, a partir de 2015 passou-se a ser conhecido como Prêmio Oceanos, devido a um cancelamento pelos antigos patrocinadores, hoje patrocinado pelo banco Itaú. Essa é uma curiosidade muito legal deste prêmio, pois o Itaú é o único banco no Brasil todo que preza pela cultura, que tem interesse em propagar leitura. Isso é bem visível em seus comerciais, quando não se trata de livros, se trata de música, e isso é muito legal.
Mas enfim, essa é uma premiação que tem mais foco em obras que estejam relacionadas à poesia, prosa e crônicas em língua portuguesa, ou seja, literatura raiz mesmo.

♠♠♠

E aí? Gostaram? Conta pra gente nos comentários em qual deles você vai participar este ano 😉

Hugs and Kisses <3

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

Deixe uma resposta