Dia do Circo

Hoje, dia 27 de março, é comemorado o Dia do Circo. Você sabia disso? Bom, nós do Estação Imaginária não quisemos deixar essa data passar em branco. Por isso, separamos 5 dicas de livros que, de alguma forma, estão envolvidos com circo. Uma forma de homenagear todos os profissionais de circo que levam alegria aos quatro cantos do Brasil e do mundo. Então, se prepare: o show está prestes a começar!

O Circo da NoiteO Circo da Noite, de Erin Morgenstern

Nossa primeira dica envolve as profundezas do circo, mais especificamente, um dos shows mais esperados pelos espectadores: a mágica! A mágica que envolve Celia e Marco, treinados desde a infância. Mas são os bastidores desse grande circo que é o grande espetáculo. Esse romance é a estreia de Erin Morgenstern e proporciona ao leitor um verdadeiro labirinto entre presente e passado e a história de Celia e Marco.

 

It A CoisaIt – A Coisa, de Stephen King

Ok, sabemos que a única coisa semelhante a circos é o palhaço – não que seja um palhaço engraçado (um pouco de humor negro, talvez), nem mesmo bonzinho. Bom, It – A Coisa pode ser o thriller mais famoso de Stephen King, e não por menos. Os 7 amigos, ou como são carinhosamente chamados, os Otários, terão de enfrentar o medo descobrindo o que realmente significa amizade e confiança. Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Berverly, ainda crianças em 1958, acabam enfrentando o maior dos medos: a Coisa, que aterroriza a pequena cidade do Maine, Derry. Em uma verdadeira viagem no tempo, entre presente e passado, King apela para nossos sentidos e nos presenteia com uma história de tirar o fôlego (literalmente).

O Menino do VagãoO Menino do Vagão, de Pam Jenoff

Não é a primeira vez que indicamos esse livro para vocês. Mas, há uma conexão tão forte entre o circo e a história dessas mulheres, que não poderíamos deixar de indicar nesse dia também. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, mais especificamente quando a Alemanha invadiu a Holanda. Noa tem só 16 anos, e quando engravida de um soldado alemão e é obrigada a abandonar seu bebê, seus caminhos a levam ao circo onde Astrid, outra grande personagem dessa história, vive e se apresenta. E é lá que ela encontra abrigo para si e para o bebê que, destino ou não, ela encontra em um vagão de trem. E é também no circo que Noa aprenderá a arte de ser circense.

O Circo Mecânico TresaultiO Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine

Um mundo pós-apocalíptico é o cenário desse livro. As pessoas estão tentando viver do jeito que podem depois da última guerra. Não há mais tecnologia e a única esperança acaba sendo o grande Circo Mecânico Trasaulti. E as pessoas que fazem esse espetáculo ganhar vida são os sobreviventes de guerra, que mesmo com os corpos mutilados reconstruídos, conseguem levar um pouco de esperança para as pessoas. Esse é o primeiro romance de Genevieve Valentine.

 

A Magia do CircoA Magia do Circo, de Gilmar Rocha

Para fechar com chave de ouro esse show de dicas de livros, separamos A Magia do Circo. O autor Gilmar Rocha acompanhou por cerca de um ano o Grande Circo Popular do Brasil. E nesse livro, ele nos levará ao cotidiano desse circo que mistura os elementos tradicionais do circo com a modernidade que o mundo atual se encontra. Gilmar consegue nos colocar dentro desse circo e conhecendo grandes histórias e, claro, a história principal: como um circo é produzido.

 

🎪🎪🎪

E então, gostaram das nossas dicas? Se vocês têm outras indicações de livros que envolvam o mundo do circo, comentem com a gente! Até a próxima aventura!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta