Descobrimento do Brasil

Há exatos 518 anos os portugueses descobriram que existia uma terrinha pra essas bandas até então desconhecidas – ou não. Claro que muitos historiadores debatem até hoje sobre o fato de o Brasil ter sido mesmo descoberto pelos portugueses, ou apenas ter sido encontrado – como observado pelo historiador Sérgio Correia da Costa, que está entre nossas indicações abaixo. Bom, todas as teorias e os bastidores desse descobrimento, em 1500, por Pedro Álvares Cabral, estão presentes em diversas obras e nós do Estação Imaginária resolvemos trazer quatro dicas de livros que recontam esse momento histórico para celebrar a data de hoje, 22 de abril. Confira:

ViagemDoDescobrimento_10mm.inddA Viagem do Descobrimento, de Eduardo Bueno

“Embarque nas naus e caravelas da vasta frota comandada por Pedro Álvares Cabral. Circule por entre marujos lusitanos, pilotos árabes, astrólogos judeus e nobres ibéricos. Viaje com eles por mares tempestuosos, em meio a perigos desconhecidos ou calmarias enervantes.

A viagem do descobrimento, primeiro volume da coleção Brasilis, revisita os momentos inaugurais da história do nosso país descrevendo-os como a grande aventura que de fato foram. A partir de cartas, documentos e crônicas da época, assim como estudos de historiadores consagrados, o jornalista e escritor Eduardo Bueno narra com riqueza de detalhes a trajetória de homens que venceram seus limites em busca de um novo mundo.” (Fonte: Editora Sextante)

Brasil 1500: Quarenta Documentos, de Janaína Amado e Luiz Carlos FigueiredoUNB

“Este livro traz os textos de 40 documentos históricos europeus, anotados e comentados, sobre o Brasil de 1500 e 1501, especialmente relacionados com as viagens de Pedro Álvares Cabral e Américo Vespúcio. Embora as datas extremas das fontes sejam fevereiro de 1500 (rascunho do regimento real de Cabral) e 1576 (ano da publicação da História da província Santa Cruz), na maioria delas 32, do total de 40 foi produzida entre 1500 e 1505. Vários documentos estão sendo publicados pela primeira vez em língua portuguesa. Outros, anteriormente editados em Portugal, na Itália ou em outros países, só agora aparecem publicados no Brasil. A maioria recebe pela primeira vez atualização linguística. Nunca tantos documentos históricos sobre o assunto foram reunidos em uma única obra.” (Fonte: Editora UnB)

14991499: O Brasil antes de Cabral, de Reinaldo José Lopes

Essa dica pode não ser específica sobre o descobrimento, mas tem tudo a ver, pois fala de como o Brasil era antes de Cabral chegar às terras brasileiras. “Se você acha que a pré-história brasileira não passou de um interminável marasmo, povoado por pequenas tribos de índios nus que viviam em ocas rudimentares e assavam lambaris no espeto para o jantar, está na hora de ler este livro. Um conjunto impressionante de novos estudos arqueológicos tem revelado que o Brasil anterior à chegada de Cabral, longe de ser um vazio primitivo, tinha populações densas, tradições artísticas vibrantes e “super-aldeias” que mais pareciam cidades em plena Amazônia. Nestas páginas, você vai acompanhar toda a saga dos primeiros povoadores deste pedaço da América do Sul, da chegada a um continente então dominado por dentes-de-sabre e tatus gigantes ao surgimento de sociedades complexas e construtoras de grandes monumentos.” (Fonte: HarperCollins Brasil)

Brasil, Segredo de Estado, de Sergio Corrêa da Costa

“O diplomata e acadêmico Sergio Corrêa da Costa sempre foi um assumido rato de arquivo. Ao longo de mais de meio século de serviço público no Itamaraty, conseguiu reunir notas de pesquisas inacabadas, transcrições de originais e roteiros desconhecidos que traçam uma história paralela do país. ‘Brasil , Segredo de Estado’ revela o acervo consultado pelo autor nos muitos anos de carreira diplomática, um vasto material ao qual teve acesso e que pode analisar e desenvolver após sua aposentadoria como embaixador. O resultado é um texto original e informativo, destinado a reconstruir um pouco da memória nacional e apresentar novas versões e revelações surpreendentes para acontecimentos históricos.” (Fonte: Estante Virtual)

🇧🇷
E aí pessoal, o que acharam de nossas dicas? Comentem com a gente! Até a próxima!

 

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta