Brasileiro - O Cortiço

Galeraaa, preparados para mais uma dica de livro brasileiro? Hoje escolhemos um dos clássicos dos clássicos da literatura brasileira: O Cortiço. Um romance de Aluísio Azevedo, publicado originalmente em 1890 (meu Deus!), e que retrata uma comunidade coletiva do Rio de Janeiro e seus desafios com as péssimas condições de vida do final do século 19.

Naturalista, o romance fala do comportamento humano com base nas influências que o ambiente, a raça e o momento histórico causam. Nessa obra, conhecemos João Romero, um imigrante e comerciante português dono do cortiço e da pedreira onde Jerônimo consegue um emprego como gerente. João é uma espécie de empreendedor em ascensão, um verdadeiro homem dos negócios, mas que tem formas ilícitas de conseguir crescer. Ele mantém e explora a amante Bertoleza, outra grande personagem do romance, que tem prometida uma carta de alforria, que parece nunca chegar.

Já Jerônimo é o cara honesto e nobre da história e, ao lado de sua esposa Piedade, também vive no cortiço. No entanto, a beldade e sedutora Rita Baiana pode acabar com a boa vida de Jerônimo… E há também Miranda, que chega na vizinhança do cortiço, primeiro com uma disputa de espaço com João Romero, até que ambos veem que estão perdendo tempo e que podem ter muitas coisas em comum…

Independente do enredo das histórias paralelas do romance, o que surpreende e faz fama até hoje é a forma como Azevedo conseguiu narrar o comportamento das pessoas vivendo naquele ambiente característico da época.

E vocês, já leram essa obra? Contem pra gente o que acharam e esperamos que tenham gostado de nossa dica! Até a próxima!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta