Brasileiro - Um Sopro de Vida

O livro brasileiro que escolhemos para hoje é de uma das autoras mais reconhecidas do Brasil, Clarice Lispector: Um Sopro de Vida (Pulsações). Publicado após a morte de Clarice, seu último romance, como dizem e como ficou conhecido, foi o livro que a autora precisava escrever para continuar viva – já que na época ela já lutava contra um câncer. Ainda assim, a obra teve que ser finalizada pela melhor amiga de Clarice.

Com várias mensagens sobre a vida e a morte, o romance conta a história de um Autor, que só é conhecido dessa forma, e uma personagem que ele cria, Ângela Pralini, seu alter-ego. O livro se divide entra a narrativa do Autor e a narrativa de Ângela, e a disputa do Autor entre ódio e o fato de não se reconhecer em Ângela, em determinados momentos. Clarice mostra, a partir dos personagens criados por ela, muito de si mesma e a criação de uma narrativa, o limite entre personagem e autor.

A autora

Reconhecida pela crítica literária brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas. (Fonte: Rocco)

E o que vocês acharam?

Queremos saber se gostaram de nossa dica de hoje e se têm gostado das nossas dicas de livros brasileiros! Comentem e não deixem de nos indicar outros livros brasileiros que vocês acham que merecem destaque em nosso vagão. Até a próxima!

 

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta