9 dicas de livros para celebrar o Dia do #OrgulhoLGBTQ+

Orgulho LGBT

Olá galera! 28 de junho é Dia do Orgulho LGBTQ+, um movimento moderno e que vem ganhando cada vez mais destaque hoje em dia. E, é claro, nosso Bagageiro Clandestino é bem especial hoje: para celebrar essa data, resolvemos dar algumas dicas de livros que remetem ao Orgulho LGBTQ+. Não pensamos apenas em livros com personagens LGBT, por exemplo. Fomos muito além: escolhemos autores LGBT e livros que falam desse movimento. Tudo isso para mostrar a importância desse dia. Então, seu ticket já foi checado, agora é só embarcar:

Apenas Uma GarotaApenas Uma Garota, de Meredith Russo

A nossa primeira dica é de uma autora LGBT que retrata muitas de suas próprias experiências nesse romance.

Sinopse: Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade, mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Ela não consegue evitar: aos poucos, vai permitindo que Grant entre em sua vida. Quanto mais eles convivem mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino.

Lucas e NicolasLucas & Nicolas – Um Amor Adolescente, de Gabriel Spits

Claro que tínhamos que ter um autor brasileiros em nossa lista, certo? Gabriel Spits se inspirou em sua própria história e experiências de mais de 20 anos para criar a história de Lucas e Nicolas.

Sinopse: Aparentemente, eles têm pouco em comum: Lucas não tem talento para o esporte, mas é um gênio na escola. Sua vida social é nula, mas nas redes sociais se vira bem; Nicolas é o fortão da turma, bonito, popular. Suas notas são vergonhosas, mas nos esportes ele se destaca. Suas dúvidas irão uni-los; suas certezas podem ser desastrosas. Em seu romance de estreia, o paulista Gabriel Spits pinta um retrato honesto, cativante e bem-humorado da adolescência nos dias de hoje. Lucas e Nicolas é um romance sobre amizade e homossexualidade, amor e descobertas na fase mais conturbada da vida. Perfeito para fãs de Will & Will, de John Green, e dos livros de David Levithan, entre outros romances do segmento young adult.

Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, de Becky AlbertalliSimon vs Agenda

Esse aqui quase pode-se dizer um clássico do gênero e do tema. A história de Simon Spier e seu drama do século é um romance bem-humorado que expõe no tom certo essa questão. PS: tem resenha aqui!

Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Ele só não contava que Martin, o bobão da escola, iria chantageá-lo ao descobrir sua troca de e-mails com Blue, pseudônimo de um garoto misterioso que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Todos Nós Adorávamos CaubóisTodos Nós Adorávamos Caubóis, de Carol Bensimon

Um livro sobre amizade e cumplicidade dos tempos de faculdade, de reencontros e sonhos revividos. Que tal conhecermos Cora e Julia? Esse é outro romance de uma autora brasileira!

Sinopse: Cora e Julia não se falam há alguns anos. A intensa relação do tempo da faculdade acabou de uma maneira estranha, com a partida repentina de Julia para Montreal. Cora, pouco depois, matricula-se em um curso de moda em Paris. Em uma noite de inverno do hemisfério norte, as duas retomam contato e decidem se reencontrar em sua terra natal, o extremo sul do Brasil, para enfim realizarem uma viagem de carro há muito planejada. Nas colônias italianas da serra, na paisagem desolada do pampa, em uma cidade-fantasma no coração do Rio Grande do Sul, o convívio das duas garotas vai se enredando a seu passado em comum e seus conflitos particulares.

Direito LGBTI, de Ivone ZegerDireito LGBTI

Escolhemos esse livro especialmente para quem tem dúvidas sobre os direitos LGBTI. De Ivone Zeger, um dos melhores livros de “perguntas e respostas” sobre o tema.

Sinopse: Esta obra de Ivone Zeger tem o objetivo de responder a questões relativas a casamento, união estável, adoção, inseminação artificial, dissolução de união estável, divórcio, partilha de bens, herança, entre outros temas pertencentes ao Direito de Família, porém voltados ao público homossexual, bissexual e transexual.

Garotas NormaisGarotas Normais, de Georgia Clark

Outra obra de uma autora LGBT, a roteirista Georgia Clark criou a história de três amigas que estão tentando se ajeitar na vida, mas dão de cara com uma oferta tentadora…

Sinopse: Evie, Krista e Willow são três melhores amigas de 20 e poucos anos tentando construir uma vida em Nova York. São mulheres normais, de aparência comum e crises típicas da idade, tais como dificuldades em subir na carreira, arranjar um namorado e pagar aluguel. Até que uma delas encontra uma poção mágica chamada Pretty que faz com que você se torne mais bonita! Com uma gota, elas ficam tão bonitas quanto uma top model – cabeças giram, portas abrem, autoestima estoura. Mas à medida que a empolgação se dissipa, elas começam a se perguntar: será que é só sua aparência que está sendo transformada?

Este Livro é Gay (E Hétero, E Bi, E Trans…), de James DawsonEste Livro É Gay

Quase como um manual, esse livro que indicamos é uma forma de tentar paradigmas que ainda são muito presentes no mundo atual.

Sinopse: “Este Livro É Gay” trata de uma questão muito importante e, às vezes, de difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. Com um texto muito claro e ilustrações engraçadas, o livro lembra um manual. O autor convida os leitores a refletir, de maneira honesta e sem preconceitos, sobre os desejos sexuais de cada um, defendendo, acima de tudo, o respeito às escolhas.

Todos, NenhumTodos, Nenhum: Simplesmente Humano, de Jeff Garvin

A primeira coisa que você vai querer sobre Riley Cavanaugh é: menino ou menina?

Sinopse: Riley Cavanaugh é um ser humano com muitas características: perspicaz, valente, rebelde e… gênero fluido. Em alguns dias, se identifica mais como um menino, em outros, mais como uma menina. Em outros, ainda, como um pouco dos dois. Mas o fato é que quase ninguém sabe disso. Numa narrativa em que o isolamento é palpável a cada cena, Jeff Garvin traça um poderoso retrato da juventude contemporânea. Somos convidados a viver a trajetória de Riley e entender o quê, afinal, significa ser humano.

Olívia Tem Dois Papais, de Márcia LeiteOlivia

Mais um livro de uma autora brasileira para fecharmos nossas dicas com chave de ouro. Nesse, temos a inocência e a perspicácia de Olívia para nos falar de relações familiares, entre outras coisas…

Sinopse: Olívia é uma menina esperta, que sabe bem o que quer e tem plena noção de como usar algumas palavras para conseguir o que deseja. Quando tem de ficar sozinha enquanto os pais trabalham, ela diz que está muito “entediada”. Para chamar a atenção de seu pai Luís, Olívia fala que está “desfalecendo”, afinal de contas, desfalecer de fome é uma coisa muito séria, e Luís é o melhor cozinheiro da família. A família da Olívia é um pouco diferente, e totalmente “encantadora”, outra palavra que ela adora usar.

❤🧡💛💚💙💜

Deu para ver que são muitos livros que lembram essa data, e só indicamos algumas obras. Se vocês conhecem outros livros, comentem com a gente! Esperamos que tenham gostado de nossas dicas e esperamos, acima de tudo, que essa data, a cada ano, traga mais respeito e representatividade, pois ainda há muito para fazer! Até a próxima!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

2 thoughts on “9 dicas de livros para celebrar o Dia do #OrgulhoLGBTQ+”
  1. Que interessante. Alguns eu conhecia, mas não todos. Eu tava pensando em fazer uma publicação sobre isso. Posso pedir emprestado algumas de suas indicações?

Deixe uma resposta