WhatsApp Image 2018-08-02 at 23.49.40

Olá pessoas bonitas! Como estão? Agosto chegou trazendo MUITA coisa boa hein? Começando pela Bienal, que já está bombando em São Paulo, temos lançamentos de peso para esse mês em nosso mundo literário. O primeiro deles é bem especial: Todas as Crônicas, de Clarice Lispector. Preparados?

O livro

O livro é uma reunião de 120 crônicas de uma das maiores autoras do Brasil: Clarice Lispector. “Todas as Crônicas” foi editado pela Rocco, organizado e posfácio de Pedro Karp Vasquez, tem pesquisa textual de Larissa Vaz, e prefácio pela escritora Marina Colasanti. São textos inéditos da autora, divididos em três partes: a primeira contém textos de seu período no Jornal do Brasil, contendo material que não havia sido publicado na coletânea A Descoberta do Mundo; a segunda tem suas colaborações com outros veículos de imprensa; e a terceira recupera esparsos do livro “Não esquecer”.

“O velho Rubem Braga também dizia que crônica era “viver em voz alta”. Ninguém entendeu e realizou melhor essa definição do que Clarice Lispector.” (Rocco)

Esse é um prato cheio para quem é fã de Clarice Lispector, mas ainda mais, para quem ainda não conhece muitos de seus textos. Essa reunião é a oportunidade de conhecer a vida e a obra de uma das maiores autoras brasileiras.

A autora

Reconhecida pela crítica literária brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas.

Clarice nasceu em 1920, na Ucrânia, então uma das repúblicas da extinta União Soviética. De família judia, chegou ao Brasil com os pais e mais duas irmãs em 1922, sendo posteriormente naturalizada brasileira. Morou primeiro em Maceió e depois em Recife, onde passou a infância. Perdeu a mãe em 1930 e, cinco anos depois, o pai mudou-se com as filhas para o Rio de Janeiro. No Rio, Clarice formou-se em Direito, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária com o romance Perto do coração selvagem, em 1943. Viveu muitos anos no exterior, em função do casamento com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos, Pedro e Paulo. Clarice morreu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, um dia antes de completar 57 anos.

O que vocês esperam desse livro?

Bom, esse primeiro lançamento de agosto é apenas um indício do que está por vir nesse mês. Tem muito lançamento bom que separamos especialmente para vocês. E, agora, é a vez de vocês nos contarem o que esperam dessa obra que reúne grandes textos de Clarice Lispector. Já conheciam a obra dela? São tão fãs quanto nós? Contem pra gente! Até a próxima, pessoal! <3

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

2 thoughts on “#LançamentosDeAgosto: Todas as Crônicas, de Clarice Lispector”

Deixe uma resposta