Bora falar de livro brasileiro? Esse é um livro reportagem de Eliane Brum, grande jornalista que teve sucesso, principalmente, nos anos 90, com suas crônicas-reportagens no jornal Zero Hora. São histórias realmente fascinantes, de pessoas que, geralmente, ninguém vê mesmo. Mesmo sendo histórias dos anos 90, são vidas muito reais e muito presentes até hoje.

Eliane consegue, com maestria, falar de personagens tão ricos e tão emocionantes que é fascinante. São vidas comuns, mas ao mesmo tempo, a narrativa de Eliane mostra que não, essas pessoas não têm vidas comuns. Pelo contrário, conhecer suas histórias pode mudar nossas vidas. Eu posso dizer que já li essa obra, amei, recomendo e leria outras dez mil vezes!

bio2-513x1024A autora

Gaúcha de Ijuí, nascida em 1966, Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Trabalhou 11 anos como repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e 10 como repórter especial da Revista Época, em São Paulo. Desde 2010, atua como freelancer e faz projetos de longo prazo com populações tradicionais da Amazônia e das periferias da Grande São Paulo. De 2009 a 2013 foi colunista do site da revista Época. Desde 2013 tem uma coluna quinzenal, em português e espanhol, no jornal El País. É também colaboradora do jornal britânico The Guardian.

Publicou seis livros – cinco de não ficção e um romance -, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios. (Fonte: Site da autora)

É isso aí!

Esperamos que tenham gostado de nossa dica. Se você se interessou pela obra, não deixe de adquirir. Nossa única intenção nessa coluna é contribuir para a literatura brasileira, valorizando nossos escritores. Comentem o que acharam, deixem sugestões de outros livros brasileiros e… até a próxima!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta