Falar desse livro do autor brasileiro Marcílio Moraes poderia ser um grande desafio. Mas a narrativa que o escritor emprega em seu livro “Entre as Estrelas: Aquiles” facilita esse trabalho. Não por ser simples, mas pela fluidez que o texto tem e o raciocínio lógico que Moraes consegue colocar na sua escrita. Sem mais delongas, vamos à resenha desse livro que tem o subtítulo de: A saga de autor de telenovelas.

Ao contrário do que se pode parecer, esse não é um livro que pode te irritar pelo fato de ser sobre telenovelas. É curioso conhecer os bastidores que permeavam esse mundo nos anos 1990, época em que se passa o romance. Nesse livro, conheceremos Joca, ou João Carlos, um autor bem-sucedido no quesito telenovela e que está escrevendo sua mais nova obra. É enquanto ele escreve essa novela que se passa essa história. Toda trama, na verdade, está envolvida no fato de Nize, uma atriz que ele conheceu há alguns anos, ter sido escalada para outro papel, para salvar uma outra novela que estava em baixa. O problema é que Joca, aficionado por Nize, havia preparado um papel especial para a atriz, um papel que, para Joca, somente ela poderia encenar. E aí… o caos está feito e parece que tudo começa a dar errado para o autor.

Resumo do livro feito, vamos falar das minhas percepções dessa obra. Confesso que me surpreendi bastante com o livro. Eu já conhecia o trabalho de Marcílio Moraes, mas não nos romances, e sim em novelas, na época que eu assistia novelas, pelo menos. Admirava seu trabalho e sua escrita e passei a admirar ainda mais agora, após a leitura desse livro. Para começar, o livro não tem capítulos. É uma narrativa fluída, com pequenas pausas para dividir momentos, mas sem especificar divisão por capítulos. Achei isso positivo, apesar de preferir essa divisão, pois tornou a leitura muito mais fluída. Comecei e terminei a leitura de uma só vez e acho que essa narrativa contribui para isso.

Outro ponto positivo da história é a forma como o autor insere a consciência de Joca no meio da história, falas e devaneios. É muito inteligente a forma que ele coloca essas coisas que sabemos que está apenas na cabeça de Joca. E o autor, geralmente, coloca isso numa tacada só, mostrando como funciona nossa mente, mesmo. Afinal, quando pensamos, é um turbilhão de coisas e tudo corrido, tudo “jogado”. Achei sensacional essa sacada de Moraes. Isso e os devaneios da mente de Joca. Tem situações que acontecem no texto, mas na verdade não aconteceram de fato no livro. É só a imaginação de Joca de como aquele momento seria ou deveria ser. No começo até me confundi, mas quando entendi a jogada do autor, vi com bons olhos essa forma de narrar a história.

Uma coisa incrível é o vocabulário do autor. É uma riqueza sem tamanho de formas e palavras que nem eu conhecia e que, de certa forma, mostram uma certa narrativa rebuscada, mas, ao mesmo tempo, uma escrita muito comum, principalmente nos pensamentos de Joca. A mente irônica e sagaz dele é incrível. Os xingamentos, os palavrões, sem medo de ofender quem quer que seja. Isso tudo, apenas na mente de Joca, é claro. Na vida real, ele tenta se mostrar o mais educado e cordial possível, menos quando bebe…

Eu vi algumas entrevistas do autor a respeito desse livro sobre a possibilidade de esse livro ser uma forma irônica de apresentar o que de fato acontecia e acontece nos bastidores da TV. Moraes fala que é tudo ironia, mas não necessariamente da realidade do que acontece. Não sei mesmo se essa foi a intenção do autor, mas por ele ser um autor de telenovelas também, enquanto lia esse livro, não deixei de imaginar e ligar alguns pontos com os bastidores das novelas no Brasil que, geralmente, conhecemos.

Enfim, para finalizar, as 140 páginas desse livro tem tanta história quanto se fossem 500 páginas. Acho que é um dos livros brasileiros mais interessantes que li, porque, apesar de ser sobre os bastidores da telenovela no Brasil, há muito mais envolvido que você só descobrirá lendo essa obra. Portanto, eu indico que você adquira e leia esse livro. Vale muito a pena!

Espero que tenham gostado da resenha, espero que leiam essa obra e espero que vocês comentem o que acharam da resenha, o que acharam do livro, se já leram, e se concordam ou discordam comigo. Espero vocês! <3

Ficha técnica

Entre as Estrelas: Aquiles

Autor: Marcílio Moraes

Editora: 7 Letras

Ano: 2018

140 páginas

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta