Meus amores, só posso dizer que tanto livro como filme de Donnie Darko me deixaram atordoada de uma forma que vocês só vão compreender se lerem e assistirem como eu fiz.

Acho que um livro nunca me chocou tanto com seu ar pesado, simples e filosófico como Donnie Darko, é um livro que me fez refletir do começo ao fim, assim como o filme também teve seu impacto em mim e me ajudou a construir melhor as cenas do livro.

donnie darko resenha

Então, serei um pouco breve sobre Donnie Darko e a minha experiência de leitura / filme, pois esse é um livro / filme que a gente não tem como revelar spoilers numa resenha de forma alguma, cada um tem uma experiência diferente e teorias diferentes que é possível debater, mas nunca dizer na certeza que é aquilo mesmo e por isso é tão surpreendente.

Eu li o livro em poucos dias, três no total se for tirar os intervalos que eu fiz, e já aviso, o livro é feito primeiro uma entrevista com o autor / diretor do filme Richard Kelly (então recomendo a leitura dessa primeira parte no final para não tomar spoiler já de cara e também pra compreender melhor a história do livro) que da detalhes sobre sua carreira e Donnie Darko. Em seguida, começa a história em si de um garoto que teve a experiência de uma turbina de avião ter caído em seu quarto. Devo acrescentar que a história do livro não possui um narrador, pois ela é feita inteiramente na forma de roteiro, o que além de ser único torna tudo mais simples e a leitura mais rápida. A explicação é simples, o livro foi baseado no filme e conta com uma edição maravilhosa em capa dura pela editora Darkside que vem com marcador.

Falando um pouco sobre a história, Donnie Darko é um rapaz que faz terapia, é sonâmbulo, e logo após a experiencia com a turbina que caiu misteriosamente em seu quarto em sua ausência começa a ter uma experiência duvidosa do que é realidade e o que não é. Ele começa a ver Frank, um coelhinho gigante que manda ele fazer coisas totalmente destrutivas à comunidade pelas quais ele apenas se lembra no dia seguinte quando aparece no noticiário.

É interessante como é este livro, ele me fez, inclusive, lembrar um pouco do filme Efeito Borboleta, a gente nunca sabe o que é real e o que não é, assim como o personagem tem essa dificuldade e uma parte que gostei muito, na verdade a que mais gostei, foi um diálogo que Donnie teve com Frank no cinema enquanto saía com a namorada Gretchen (personagem que apareceu logo após a turbina ter caído), deixarei a citação abaixo para que vocês possam sentir um pouquinho de gosto do peso que tem esse livro / filme.

“- É. Me diz por que você está usando essa fantasia estúpida de coelhinho.
– Por que você está usando essa fantasia estúpida de homem?”

Bom, o que mais posso falar que amei de paixão foi a explicação da linha da vida se basear em dois sentimentos Amor e Medo em suas extremidades, e Donnie contestar dizendo que a vida não pode se basear apenas em duas coisas por ser mais do que isso e complicada.

Também acho digno falar que embora o livro seja baseado no filme, ele tem cenas que no filme não apareceram, então recomendo assistir e ler, primeiro assistir, depois ler. Pelo menos eu acho que deveria ter feito isso, pois o livro me deixou um tanto confusa, ainda mais no final onde não conseguia imaginar inteiramente ou criar na minha cabeça o que estava acontecendo de uma forma mais fácil. Então é esse o conselho que dou e espero mesmo que vocês gostem, por que eu amei e nem imaginava que teria todo esse impacto pra mim.

Só posso dizer que a Darkside caprichou e fez jus ao seu nome colocando Donnie Darko em seu catálogo. Fica aí minha recomendação pra vocês <3

Não deixem de comentar quais são suas teorias pra Donnie Darko, quem leu ou assistiu, claro. E pra quem ainda não teve essa experiência, comente também o que vocês esperam que eu vou ficar esperando e bom, vocês sabem, eu adoro conversar 😉

Hugs and Kisses :*

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

Deixe uma resposta