A resenha de hoje é sobre um livro que pra mim foi um desastre literário. Eu passei muita raiva desse livro enquanto lia e a leitura foi muito difícil de desenvolver, o jeito da Emma Cline de escrever me fez voltar várias vezes pro começo da página, do capítulo, enfim, por que é muito confuso, ela não da nenhum sinal de que a narrativa está mudando de local e isso me deixou muito confusa enquanto eu lia.

As Garotas, fala basicamente sobre o caso de Charles Manson de uma forma totalmente ficcional. Pra quem não conhece, Manson morreu no ano passado enquanto estava em prisão perpétua por crimes que levou a morte de muitas pessoas na década de 1960. Porém o livro não trata esse personagem, que na história é conhecido como Russel, de forma que o foco seja ele, mas sim as garotas que moram com ele e fazem parte do role todo. E então temos a Evie, uma garota prré-adolescente que se encanta por uma das garotas, a nossa protagonista Suzanne. Ela meio que tem uma paixão por essa garota e quer a todo momento estar com ela para se auto afirmar, ela acha legal que essas meninas roubem, que essas meninas sejam tão independentes, e se sente muito conectada com Suzanne a ponto de fazer coisas muito erradas durante a trama.

asgarotas-resenha copiar

Porém, essa não é uma história em que uma garota de 14 anos vai se dar bem com um grupo desses. Nesse livro vamos encontrar diversas coisas horríveis, como abuso sexual, e de uma forma que Evie será convencida verbalmente de que aquilo é legal, que não é ruim, que ela precisa fazer aquilo por que aquilo é amor. Só que a gente sabe que de amor não tem nada, é uma agressão, a própria Evie se sente mal, com raiva, invadida, e tudo pela Suzanne que está tão alienada quanto as outras meninas por Russel a submeter-se a ele, e realmente parece existir uma espécie de idolatria dessas meninas por ele.

Então acho importante falar sobre esse livro da forma que ele é. Não se trata do Russel 100%, mas sim de Evie e Suzanne mesmo, a história que rolou entre elas, e acho que por isso talvez não tenha curtido muito o livro, por que li alguns relatos sobre a vida de Manson que sinceramente teria sido mais interessante a narrativa da história ter se aprofundado no ponto de vista dele como Russel. Então achei sem graça, ainda mais as partes que Evie aparece mais velha relembrando dessa época e confidenciando esse segredo que não é tão segredo assim a outras pessoas, e realmente há momentos que ela parece sentir falta e outros orgulho em falar sobre isso, assim como receio ou incomodo, ela não parece ser uma personagem muito exata no que se diz respeito a essa parte de sua vida, então o leitor fica por conta pra tirar suas próprias conclusões sobre ela.

Por fim, não me arrependi dessa leitura, queria muito ler ela há algum tempo, mas nunca tive coragem e finalmente resolvi embarcar nessa. Vocês tem que saber que Evie estava vivendo o pior momento de sua vida em casa, com suas ex amizades e ela só queria uma aventura que deu muito errado e acredito que ela tenha percebido isso no final do livro com tudo o que estava acontecendo ao seu redor. Então de todo não foi uma perda de tempo, eu só não gostei do livro mesmo e senti muita raiva mesmo pelas coisas que aconteceram na história, por Evie deixar-se ser um fantoche de Suzanne, mesmo ela tendo apenas quatorze anos. De qualquer forma, fica aí a minha recomendação pra quem quer algo um pouco mais pesado, embora tenha achado que esse peso da história foi bem passivo. Eu sei que, não leria esse livro novamente pra não ter os mesmos sentimentos que tive ao ler.

Seja como for, me conta se vocês já leram esse livro e o que acharam, desejo uma boa leitura a vocês nesse comecinho de semana <3

Hugs and Kisses :*

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

Deixe uma resposta