Hi guys! Voltamos para mais uma resenha! Hoje vou conversar com vocês sobre o livro de Josh Malerman, lançado neste ano no Brasil: Uma Casa no Fundo de Um Lago. Para quem não sabe, esse é o terceiro livro do autor a chegar ao Brasil. O segundo livro dele, lançado aqui, também tem resenha aqui: Piano Vermelho. Agora, vamos conhecer essa casa no fundo de um lago.

Resumindo a história, primeiramente, conhecemos James e Amélia. A história já começa com James convidando Amélia para um passeio de canoa em um lago. A medida que vão explorando esse lago, eles vão chegando a um outro lago, muito bonito e meio que deserto. Depois disso, eles encontram um terceiro lago, muito mais escondido. É nesse último lago que encontra-se a casa. O lago não é muito bonito, nem se compara ao primeiro e ao segundo. Mas o que encanta, mesmo, é a casa, que os dois descobrem ao acaso. A porta está aberta, eles descobrem. E tem algo na mente deles que simplesmente não os deixa recusar um convite como esse, é só entrar…

Bom, resumo feito, vamos por partes. Acho que, primeiro de tudo, é preciso entender que essa não é uma história de terror/suspense, como as outras histórias do autor. Eu diria que é uma aventura romântica com certos aspectos de suspense. Só isso. Obviamente, eu fiquei ansioso e com certo “medo” em algumas partes do livro, pois o incrível talento de Malerman para isso nos leva a sentir essa tensão conforme os dois vão descobrindo essa casa.

Tem algo surreal com essa casa, isso é fato. E essa descoberta que eles vão fazendo, sem saber exatamente o que há no próximo cômodo, é uma descoberta para quem lê também e essa tensão é algo horrível, mas genial, só pra destacar. Quando falo em horrível, não é ruim. É porque é muito tenso, e você acaba se assustando junto mesmo. Ainda assim, isso não muda o fato de que, para mim, as características de romance e aventura são mais fortes do que a de suspense.

Acho que a narrativa do autor nesse livro é quase a mesma dos outros livros que li dele, ainda que seja muito mais objetiva. Mas acho que a “mão” de suspense nos momentos certos continua a mesma, aquela coisa de nos deixar ansiosos para descobrir o que é que tem naquela casa, o que acontece que deixa os dois adolescentes tão intrigados. A maior parte do livro se passa no lago e na casa e, até por ser um livro curto, acho que isso é positivo por, novamente, deixar a narrativa mais objetiva. Eu não acho que teria como explorar essa casa criada por ele mais do que o autor já explora.

Eu acho o fim desse livro uma coisa muito intrigante. Eu acho que o autor deixa de uma forma que você possa interpretar como você quiser. Ele repete a sua famosa estratégia de deixar o livro sem uma conclusão exata, mas deixa uma pista do que ele quis dizer como aquele fim. Quando eu compreendi, pelo menos da minha forma, acho que fez bastante sentido. Se é o que eu autor queria, eu não sei. Mas achei bem interessante e intrigante, mas de uma forma que não dava pra explorar mais. Só se ele criasse uma nova história baseada na mesma casa, ainda assim, não sei se daria certo.

Por fim, acho que é uma obra muito boa, eu gostei muito e a li rapidamente. Indico muito que você leia esse livro, e leia os outros dois lançados no Brasil também: Caixa de Pássaros (que terá uma adaptação na Netflix a ser lançada em 21 de dezembro!!!) e Piano Vermelho. Não deixem de contar o que vocês acharam da resenha e do livro, se já leram. Até a próxima! <3

Ficha técnica

Uma Casa no Fundo de Um Lago

Autor: Josh Malerman

Editora: Intrínseca

Ano: 2018

160 páginas

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Comentário sobre “Resenha: Uma Casa no Fundo de Um Lago, de Josh Malerman”

Deixe uma resposta