whatsapp image 2019-01-03 at 19.46.07

O livro “O Doador de Memórias” (adaptado para o cinema em 2014), de Lois Lowry, conta a história de Jonas, um menino que vivia em uma pacata comunidade cheia de regras a serem seguidas como: não tocar nas pessoas em público, não sair à noite, não fazer perguntas ou comentários que façam outra pessoa se sentir constrangida. Tudo na comunidade era muito organizado com horário para cada atividade e atrasos deviam ser justificados.

Aos 12 anos, Jonas participou da Cerimônia de Nomeação, onde todos os meninos e meninas de 12 anos ficavam sabendo quais profissões seguirão de agora em diante – As profissões de cada indivíduo eram atribuídas pelos Anciões da comunidade, que sabiam cada passo da vida de todos.

Jonas recebeu a profissão mais honrada da comunidade, a de Recebedor de Memórias. Durante seu treinamento, ele ficou sabendo que podia quebrar todas as regras e que cada detalhe do treinamento não podia ser comentado com nenhum membro da comunidade – o que o distanciou dos seus amigos. Aos poucos, Jonas começou a descobrir um novo mundo com suas novas lembranças recebidas do Doador de Memórias: ele descobriu as cores, mudanças climáticas e a sensação de sentimento: medo, coragem, dor e amor.

Depois das novas descobertas, Jonas não conseguia mais ser o mesmo com todos da comunidade, tudo era tão estranho, ele desejava que todos pudessem ver e sentir suas novas experiências, foi então que ele resolveu tomar algumas atitudes…

WhatsApp Image 2019-01-03 at 19.46.07 (1).jpeg

LIVRO X FILME

Eu confesso que vi primeiro o filme, anos atrás, e só agora fui ler o livro. O filme segue muito o livro, claro que há algumas alterações, mas são poucas comparadas a algumas adaptações em que o livro e o filme não tem nada a ver. Vale a pena assistir o filme e ler o livro da autora Lois Lowry, você não se decepcionará!

Ficha técnica

O Doador de Memórias

Autor: Lois Lowry

Editora: Arqueiro

Ano: 2009

190 páginas

Deixe uma resposta