Ola! Ola! Meus queridos leitores, como vão vocês? Hoje estou trazendo um dos livros que eu mais queria ler no ano de 2018 e que pude concluir recentemente. Centelha é o segundo volume da série Sky Chasers (Em Busca de um Novo Mundo) da autora Amy Kathleen Ryan. E já começo essa resenha dando um aviso importantíssimo sobre essa série pra quem se interessar na leitura: comprem em ebook, pois a editora Geração parou as impressões, acredito que, pela falta de visibilidade, apesar de ser um sci-fi com temas incríveis.

Bom, pra quem não se lembra, há mais ou menos um ano postei por aqui a resenha de Brilho, o volume antecessor a este, eu lembro que na resenha eu disse que demoraria pra ter os volumes posteriores e só digo que isso aconteceu de verdade hahaha e espero não demorar muito tempo pra conseguir o terceiro e ultimo volume Chama, até por que não pretendo comprar ele em ebook e ele está em um valor absurdo e inacessível na internet e em pouquíssimas lojas como livro físico. Então se algum leitor estiver lendo essa resenha e quiser me vender, façam suas propostas por que eu estou louca atrás desse livro <3

E, com isso já nem preciso expressar o quanto minhas expectativas de Brilho foram superadas em Centelha, eu praticamente devorei o livro em um dia inteirinho, foi uma leitura que comecei as 19h da noite e terminei as 5h da madrugada, quase 12h de leitura sem parar. Então eu amei esse livro, assim como amei Brilho e espero amar Chama quando tiver esse volume em mãos.

WhatsApp Image 2019-02-20 at 14.21.15

Sinopse: Após uma fuga desesperada da nave inimiga, Waverly e as outras meninas sequestradas conseguiram voltar para a Empyrean. Mas o clima por ali não poderia estar pior. Kieran, o menino gentil e sonhador que Waverly amava, assumiu o posto de capitão e passou a agir como um tirano de sangue frio, deixando a Empyrean sob uma tensão sinistra. Seth Ardvale, líder brilhante e arquiinimigo de Kieran, foi trancafiado na prisão, sem julgamento. As crianças prodígios que mantêm a nave funcionando estão revoltadas com o autoritarismo do líder. Para completar, uma explosão faz soar o alarme de mais uma ameaça. Eles não estão sozinhos. A tripulação aterrorizada terá que lidar com um inimigo pior do que a New Horizon, ou o delírio de Kieran. Seth descobre um passageiro clandestino na nave, que se move silenciosamente, deixando rastros de sangue por onde passa. O criminoso quer vingança. E só Waverly é a chave para entender seu ódio e impedir que ele detone sua bomba-relógio!

Falando um pouco sobre a história: além de ser uma continuação de Brilho, Centelha vai tratar agora da convivência entre os jovens e crianças da nave Empyrean, além das consequências do sequestro das meninas que conseguiram retornar à nave. Temos Kieran como capitão e Seth na prisão devido a ocorrências anteriores. Contudo, as coisas continuam difíceis, muitos adultos morreram durante a invasão da New Horizon, restando apenas alguns em estado grave sendo mantidos no hospital da nave e o restante como prisioneiros na nave irmã New Horizon. Pra complicar ainda temos um clandestino na Empyrean que vai causar mais problemas.

Falando um pouco sobre os personagens: a minha queridinha, claro Waverly Marshall, que aliás achei ela super injustiçada pela maioria das pessoas da sua nave após conseguir voltar com todas as garotas sequestradas pela nave New Horizon. Ela conseguiu salvar todas aquelas crianças, meninas e ainda ser olhada com maus olhos. O que me faz pensar em como a sociedade critica a mulher ela fazendo o certo ou o errado e isso precisa parar. Acho que era essa a visão que a autora queria que o leitor tivesse sobre essas situações que, querendo ou não, diminui o nosso valor. E nós temos a Waverly como protagonista, realmente como uma garota de 15 anos fortíssima, as realizações dela nesse livro pra uma garota que ta entrando na adolescência tem muita relevância, e é perceptível esse crescimento dela já desde o volume anterior. Então ela é simplesmente minha heroína das galáxias.

Kieral Alden, o mocinho de Brilho agora se torna um vilão insuportável que a gente quer a todo custo reprimir ele até sumir. O cara ficou tão alienado que eu praticamente peguei um ranço fortíssimo por ele e dei graças a Deus que ele deixou de ser o namorado da Waverly. Durante essa trama ele se mostrou uma pessoa totalmente medrosa, machista e agressiva. Então ela com certeza merece alguém melhor e esse alguém melhor nada mais é do que Seth Ardvale, o valentão de Brilho que inverteu seu papel com Kieran em Centelha. E sinceramente, gosto muito mais dele. Seth se mostrou competente, forte e incrível durante todo o livro, esse foi um personagem que mexeu muito comigo e me fez amá-lo a cada partezinha, ele também teve seu crescimento na história, se mostrando humano, revelando mais de si do que sabíamos, praticamente quebrou aquela ideia de valentão, que aliás ele não tem nada. E pra quem leu Brilho, sabe que ele tinha uma paixãozinha pela Waverly e que provavelmente esse shipp vai dar certo hahaha tomara.

Pra finalizar, eu quero dizer que amei a continuação, achei a trama muito bem elaborada, desde essa desconstrução de personagens, até o crescimento deles mesmos e a crítica do livro achei interessante, pois trata a religião como algo tóxico já desde Brilho e mostra as consequências disso e não são consequências mínimas, elas impactam na vida das pessoas e as tornam pessoas de propósitos ruins. Também tem um plot twist no final que foi a cereja do bolo que, infelizmente se eu contar vai ser spoiler e não é esse o objetivo. Esse livro é pra quem ama um romance sci-fi, é claro que não é nenhum Star Trek ou Star Wars, mas vale muito a pena, pois é cativante, inteligente e emocionante. Apesar de não parecer, esse livro é um pouco mais leviano que Brilho, eu gostei muito disso por que ficava muito aflita lendo Brilho, pelas coisas que aconteciam com as garotas mesmo, mas em Centelha temos a fase dessa superação que será o desfecho em Chama, onde as coisas vão realmente pegar fogo.

De qualquer forma, espero que vocês gostem desse livro, dessa continuação, pra quem já leu Brilho e não se sentiu a vontade pra continuar. E me falem o que vocês acharam por que é super importante pra mim <3

E pra quem ainda não leu Brilho e sentiu uma pontada de curiosidade, é só clicar AQUI e conferir a minha resenha 😉

Hugs and Kisses :*

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

Deixe uma resposta