Quem não conhece a famosa Becky Chambers que atire a primeira pedra!! Essa autora maravilhosa conseguiu lançar seus dois livros por um projeto um pouco parecido com o Catarse, onde as pessoas investem para que o autor consiga publicar o seu livro. E foi assim que ela conseguiu que A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil ganhasse reconhecimento.

O livro é publicado no Brasil pela editora Darkside Books que, como sempre, caprichou no volume colocando as primeiras e ultimas páginas do livro em colorido e tornando a capa cheia de brilho pra gente poder olhar pra ela e viajar. Além disso, claro, como é marca registrada da editora o volume é um exemplar de luxo em capa dura e fitinha para marcar as páginas.

resenha-alongaviagemaumpequenoplanetahostil

Agora falando um pouco sobre o livro: A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil não é um simples romance sci-fi, até por que tem mais sci-fi do que romance que, aliás é bem breve em minha opinião. A proposta do livro é promover a importância da amizade, do trabalho em equipe, do respeito entre diversas espécies de sapientes e combinar com a cultura de cada uma dessas espécies. Então no livro vamos ver que existem até mesmo linguagens diferentes para cada espécie.

E o que torna a história especial? É simples; os sentimentos, a cordialidade, o respeito, a admiração, a parceiragem entre os personagens e toda a narrativa leviana e criativa de Becky Chambers que com certeza chama muito a atenção logo nas primeiras páginas. Acredito que, toda a humanidade presente nesse livro, que é o objetivo da autora mostrar, foi muito bem retratado, e esse foi um dos pontos que mais gostei na leitura.

Mas voltando um pouco sobre o que se trata exatamente esse livro, temos a nave Andarilha cheia de tripulantes inter espécie que fazem túneis (buracos de minhoca) por toda a galáxia para que seja fácil e confortável a viagem dos habitantes da galáxia para diversos lugares. E, claro, inúmeros incidentes que causam reviravoltas nesse contexto por causa desse trabalho. O que mais vamos ver será o dia a dia desses tripulantes na nave de escavação desses túneis e entender como eles agem, pensam e saber de seus segredos e problemas.

Não entrarei muito em detalhes sobre o enredo, acredito que esse livro tem que ser uma experiência única para cada leitor, pois ele me tocou por dentro com suas formas humanas de resiliência e empatia, que é muito importante.

Chorei no final, mas de muita emoção e digo que é um livro que cativa, você se sente conquistado logo de cara pelos personagens por mais que de início seja uma leitura difícil pela escrita de Becky Chambers ser tão rica em detalhes e, claro, a história se passar num universo de formas de vida diferentes com culturas diferentes, então imaginar tudo isso no começo foi um pouco difícil pra mim, mas que depois de acostumar ficou mais fácil.

Enfim, quem já leu conta aí pra gente a sua experiência com esse livro <3
Quem não leu ainda, espero que goste muito, é uma leitura muito gostosa e cheia de inteligência e diversão 😉

Hugs and Kisses :*

Por ninichristie

Escritora e amante de fotografia, 24 anos, formada em Publicidade e Propaganda. Além de ser a louca por livros e ser fã compulsiva da série A Desconstrução de Mara Dyer e a trilogia Jogos Vorazes, também ama de paixão ser fotógrafa.

2 thoughts on “Resenha: A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil – Becky Chambers”

Deixe uma resposta