WhatsApp Image 2019-07-04 at 20.24.12

Olá galerinha! Tudo bem com vocês? Hoje resolvemos trazer um post diferente para vocês para fugirmos um pouco da rotina, ok? A ideia é bem simples: trazer uma lista de manias que todo leitor tem. Claro que buscamos essa lista dentro do nosso time, né? E sabemos que há manias que todo mundo tem MESMO, e tem aquelas estranhas que nem todo mundo gosta de contar. E a brincadeira vai ser assim: nós começamos com algumas manias e vocês continuam nos comentários, beleza? Então, vamos lá!

Cheirar livros – Ok, começamos com uma que pode parecer estranho, mas a verdade é que no (nosso) mundo dos leitores isso é bem normal. Tem gente que antes mesmo de comprar precisa sentir o cheiro das páginas. Outros, não conseguem começar a leitura antes de cheirar as páginas. E não é que cada livro tem seu cheiro particular? Vai entender…

Colecionando marcadores de página – Bem, essa também é clássica, certo? Todo leitor, ou a maioria, se passa em uma livraria, leva consigo um bom tanto de marcadores só por levar. Quanto mais melhor, eu sei! E cada um coleciona de uma forma. Tem aqueles que levam mais de um mesmo marcador já pensando nos amigos leitores que passarão por sua casa e levarão alguns também, certo? Eu, particularmente falando, mantenho vários marcadores de livros que nem tenho, mas aqueles dos quais eu tenho o livro, precisam ficar junto deles. Como funciona com vocês?

Parada obrigatória na livraria – Bom, se em sua cidade você tem uma livraria, ou um sebo, ou uma biblioteca pública, você é privilegiado sim! Mas não é sobre isso que estamos falando. O que acontece no nosso caso é que temos que dar uma “passadinha” numa livraria, só por passar. Podemos não comprar (ou emprestar) nenhum livro, mas é fato que iremos entrar nesse espaço de transformações e diferentes universos só para constar que estivemos ali – quantas vezes for.

Compro ou não compro? – Bom, essa é uma mania para quem prefere adquirir seus livros online. É certeza que, uma vez ou outra, você dará uma olhada em vários sites de compra de livros só pra saber os livros que estão na promoção ou não. E também sabemos que você vai colocar vários no carrinho de compras, mesmo sem saber se tem grana pra isso. Sim, você não é o único. E tem muita gente que compra mesmo assim, certo? Mas aí vai uma dica: é sempre bom pesquisar em vários sites e comparar. Você pode economizar bastante!

O que você tá lendo? – É, se você usa transporte coletivo, ou está andando pela rua e tem uma pessoa lendo, você precisa saber o que ela está lendo, certo? Essa é uma mania que quase todo leitor tem. E não é se intrometer na leitura alheia. É só aquela curiosidade por saber que livro é, se você já leu, se você leria. Sem julgamentos, ok? O importante é que existem outras pessoas no mundo que também leem e isso é o que vale a pena. Mas, só aqui entre nós, de vez em quando, facilita pra gente, tá? Não custa nada… rs

Só mais um capítulo! – Quantas vezes você diz isso para você mesmo? Mesmo estando morrendo de sono, ou quase atrasado para aquele compromisso, sempre falamos essa frase. E cada leitor tem seu próprio jeito de ler quando o livro é em capítulos assim, certo? Alguns precisam finalizar o capítulo, não conseguem parar sem antes finalizá-lo. Outros, acreditem ou não, não conseguem parar de ler a não ser que seja num capítulo divisível por 5! É isso mesmo! A pessoa não consegue parar de ler no capítulo 7, ou 23. É 5, ou 10, ou 15. Acho que essa entrar para as manias diferentes, hein?

Comprar o livro pela capa – Sim, temos polêmica por aqui também. Muitos leitores têm essa mania. Compra os livros pela capa, às vezes até mesmo sem ler a sinopse. E a polêmica é porque as pessoas dizem que não devemos julgar um livro por sua capa – e elas levam esse conceito para a vida real, e faz bastante sentido. Portanto, uma capa bonita ou “atraente” aos seus olhos não significa um “bom livro” (apesar de não gostar disso, pois todos os livros têm seu valor, pra mim). Mas é isso… você tem essa mania?

Pra onde vai, um livro acompanha – Essa é uma mania que deveria ser regra. Eu não saio de casa sem antes ter um livro na minha mochila, mesmo sabendo que provavelmente não terei tempo de ler enquanto estiver fora. Mas não importa, ele tem que estar lá, certo? Sabemos a sensação… E para uma viagem, então? Nunca paramos em apenas um livro. É no mínimo três ou quatro, só por mania, só porque se você não levar, você vai se arrepender. Estou certo?

Organizando a estante – Bom, essa é outra mania que muitos leitores têm. Quando se trata da organização da sua estante pessoal, não tem jeito, cada um tem o seu jeito e sua forma de organizar. O fato é que passamos horas tentando arrumar e achar o melhor jeito para dispor nossos preciosos! Pessoalmente, eu prefiro organizar por gênero, mas agrupado por autor. Ou seja, se um autor escreve gêneros diferentes, sinto muito pro meu TOC, mas eles ficarão juntos. Como funciona para vocês?

E agora chegou a vez de vocês, galera! Continuem essa lista nos contando suas manias, sejam elas normais, malucas ou estranhas. Queremos conhecer mais nossos leitores. Esperamos que tenham gostado desse post e até a próxima!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta