20190725_211538

Oi pessoal! Estou de volta para mais uma resenha muito especial para vocês (e qual não é, certo?). Hoje vamos conversar sobre o livro “Em Algum Lugar nas Estrelas”, de Clare Vanderpool. Um livro emocionante, tocante e extraordinário (em todos os sentidos). A obra foi lançada há alguns anos (2016, pra ser exato), mas eu só ouvi falar ou conheci neste ano. Quando o vi e li a sinopse, eu simplesmente pensei que tinha que lê-lo, pois é aquele tipo de livro que eu amo e que tenho certeza que trará uma história incrível. Não foi diferente neste caso. Aproveitem a leitura!

Neste livro, conhecemos Jack Baker e Early Auden, ambos na faixa dos 12 anos. Jack conta a história, em primeira pessoa, sobre como tenta lidar com a morte da mãe e o fato de o pai o colocar em um internato, no Maine, um lugar que ele não conhece e que tem a imensidão do oceano bem ao lado. Lá, ele tenta se adaptar, e conhece Early, um garoto um tanto quanto excêntrico que escolhe as aulas que assiste (mas a de matemática ele quase sempre está) e tem os cantores certos para os dias certos, menos quando está chovendo. Quando chove, é sempre Billie Holiday. Early tem sintomas do que hoje conhecemos como síndrome de Asperger, um estado do espectro autista. No entanto, naquela época (1945), não se sabia que era isso o que ele tinha. Ele era apenas estranho aos olhos dos outros…

O fato é que os dois garotos viverão aventuras incríveis, tudo por conta de Pi. A maior peculiaridade de Early é em relação ao número Pi. Ele possui um certo fascínio pelo número, inclusive decifrando as infinitas casas decimais. Mas ele vê o Pi de uma forma totalmente diferente. Ele vê uma história naqueles números. Ele vê cores, ondas, e a história de um menino que queria conquistar seu nome, e, portanto, parte para uma jornada. Early e Jack, depois de um certo encontro e uma certa faísca na relação diferente dos dois, também partem para uma missão: encontrar o grande Urso Apalache. Mas há muito mais nessa missão para Early do que Jack pensa.

Como disse, é Jack quem narra a história em primeira pessoa, mas há capítulos em que Early conta a história de Pi que ele vê naqueles números. A escrita é muito delicada e comovente. Uma narrativa muito fluída, misturando a jornada dos dois garotos e de Pi. É daqueles livros que penso “por que não o li antes?”, e que você não vê a hora de terminar, mas quando chega lá, quer mais dessa história. Livros bons são assim e a autora constrói uma história muito instigante que a descrição que li, antes de obter a obra, faz total sentido: é um livro para passar de pai para filho.

Acho que a autora conseguiu trazer várias discussões de forma muito sensível, principalmente quanto ao “diferente”, no caso de Early. Hoje em dia é comum livros que trazem personagens “diferentes” e que nos fazem pensar sobre como lidamos com esse diferente. Mas aqui, estamos falando de 1945, fim da 2ª Guerra Mundial. O mundo era totalmente diferente naquela época – muito mais preconceituoso, podemos afirmar. Mas esse livro também nos passa lições sobre relacionamentos familiares e de amizade, o luto e a superação, tudo com uma boa dose de aventura e fantasia. Isso é o que me encantou nesse livro. A forma como a autora consegue colocar tudo isso de uma forma tão impactante e sensível ao mesmo tempo, misturando fantasia, aventura, suspense, drama e emoção. E tem a questão da guerra, que não é o foco, mas tem suas consequências e seus reflexos na obra, de uma forma crucial.

Amei conhecer Early. É um garoto que nos identificamos logo de início, eu pelo menos… amo essa excentricidade nesses personagens e conhecer um que tem essa síndrome, ainda que eles não a conheçam, é magnífico e muito importante para nosso próprio amadurecimento quando nos deparamos em situações semelhantes na vida real – muito bem colocado no papel de Jack, que tenta lidar com a forma como Early vê as coisas. E mostra como ele teve paciência, não sempre, e muita sensibilidade também. Os dois juntos nos dão momentos engraçados, de emoção e de aprendizado.

Acho que a relação com as estrelas é um fato especial colocado pela autora, mas é um detalhe apenas. É o que norteia a história, que é muito mais que isso, como disse acima. Ainda assim, é interessante, nos trazendo conhecimento também, e nos mostrando o quanto não vemos se apenas olhássemos para o céu. E acho que deveríamos olhar mais, observar como as coisas podem ser boas, mesmo com as adversidades. Porque, mesmo se estiver chovendo, não tem problema. Billie Holiday ainda vai estar tocando…

20190725_211728

E é isso pessoal. Espero que tenham gostado dessa resenha tanto quanto eu amei escrevê-la, apenas para poder falar de Jack e Early. Eu indico muito essa leitura e espero que você a aproveite como eu, ou ainda melhor, quem sabe. O importante é se deixar levar por essa história incrível. Muito obrigado pela leitura, galera! Nos vemos na próxima!

Ficha técnica:

Em Algum Lugas nas Estrelas

Autora: Clare Vanderpool

Editora: DarkSide Books

Ano: 2016

288 páginas

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta