WhatsApp Image 2019-08-04 at 17.32.31

Olá pessoal. Como vocês estão? Espero que bem. Hoje trazemos um novo lançamento para vocês de um livro diferente dos que costumamos trazer aqui. O livro é um relançamento, na verdade, do famoso autor C.S. Lewis (1898-1963): “Um experimento em crítica literária”, pela editora Thomas Nelson Brasil. O livro, lançado originalmente em 1961, é uma das obras não-ficcionais do autor. Bora conhecer?

CRÍTICA EM QUESTÃO

Nessa obra, C.S. Lewis usa de sua experiência como comentador em argumentações sobre a chamada crítica literária que, na década de 1960, passava a ser questionada como tantas outras coisas. Na sua visão, Lewis sugeriu que a análise dos livros fosse feita a partir da experiência do leitor e não do autor da obra. Ou seja, para Lewis, o crítico literário deve focar naquilo que está no livro, ignorando suas opiniões pessoais.

Em 160 páginas, o autor fala que aquilo que chamamos de uma “boa leitura” é definida por uma união de fatores: leitor e autor. De um lado, o envolvimento de quem lê com a obra e, do outro, as propostas de quem escreve. Nessa crítica à crítica, Lewis expõe aquilo o que muitos leitores, hoje em dia, também sentem: “Ao ler bons livros, tornei-me mil homens sem deixar de ser eu mesmo.” Além disso, ele atesta sua sabedoria em uma narrativa incrível.

200px-C_S_LewisC.S. LEWIS

C. S. Lewis (1898-1963) foi um escritor, professor e crítico literário britânico. Ficou conhecido por seu trabalho sobre literatura medieval, por suas palestras e escritos cristãos, como também pela série de sete livros de ficção e fantasia intitulada “As Crônicas de Nárnia”. C. S. Lewis faleceu em Oxford, Inglaterra, no dia 22 de novembro de 1963. (Fonte: eBiografia)

📚📚📚

E é isso pessoal. Nós do #Estação sempre tivemos a proposta de trazer lançamentos diferentes e opções variadas de indicações. Essa é uma delas, para quem gosta de obras não-ficcionais, principalmente quando o assunto é crítica literária – algo que nós fazemos hoje com as chamadas resenhas. Talvez não seja a melhor crítica, mas ainda assim, é uma forma de falarmos da nossa experiência de leitura. Esperamos que tenham gostado! Até a próxima.

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta