WhatsApp Image 2019-09-07 at 15.24.30

Olá, galera! Sexta-feira 13 e estamos aqui trazendo um lançamento da caveirinha, claro. Apesar de não ser um livro de terror em si, é uma obra que fala sobre um dos acontecimentos mais terríveis da história dos Estados Unidos: “Columbine”, de Dave Cullen. O livro chega neste mês pela DarkSide Books e tem tradução de Eduardo Alves em suas 480 páginas. O lançamento faz parte da linha Crime Scene da editora que, depois de 10 anos do lançamento do livro nos EUA, finalmente o trouxe para o Brasil. Vamos ao que interessa, então. Aproveitem a leitura!

MASSACRE

Já faz mais de 20 anos desde que Eric Harris e Dylan Klebold tomaram uma decisão que ficaria marcada para a história dos Estados Unidos e do mundo. Eles protagonizaram o massacre de Columbine, no dia 20 de abril de 1999, que resultou na morte de 12 alunos e um professor. Durante 10 anos, Dave Cullen escreveu essa obra, que se tornou a definitiva sobre o tema. Ele também foi um dos primeiros repórteres a chegar ao local do crime e traz, nessa obra, o retrato de um assunto ainda muito atual e analisa a cobertura da mídia na época do ocorrido.

Na obra, o autor traz diversas reportagens que o próprio produziu no fatídico ano, e diversos fatos obtidos durante anos de pesquisa, desde entrevistas, evidências policiais, horas de vídeo e áudio, além do trabalho de outros jornalistas. Mas Cullen vai além: critica a postura da imprensa à época, que tentava encontrar motivos para o que moveu Eric e Dylan a cometerem o massacre, quase não se importando com as vítimas, bem como a discussão quanto ao desarmamento e à saúde mental. O livro recebeu diversos prêmios e honras, como o Edgar Allan Poe Award – entre outros prêmios e indicações.

DaveCullen1photocreditJustinBishop 

(Foto: Justin Bishop)

 

DAVE CULLEN

Dave Cullen é jornalista e escritor, e contribuiu para inúmeras publicações, incluindo o New York Times. Ele é considerado a autoridade principal dos Estados Unidos sobre os assassinos de Columbine. Cullen ganhou diversos prêmios de escrita, incluindo um Edgar Award, Good Reads Choice Award, Barnes and Noble Discover Award e glaad Media Award. Para mais informações sobre Columbine e Dave Cullen, acesse www.davecullen.com. (Fonte: DarkSide Books)

***

E esse foi mais um lançamento, pessoal. Confesso que esse livro já entrou para minha lista de desejados e, como jornalista que sou, estou ansioso para a leitura. E vocês, o que acharam? Fiquei surpreso que demorou 10 anos para que essa obra chegasse ao Brasil. Mas aqui estamos, finalmente. Contem pra gente suas impressões, fechado? Até a próxima!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta