WhatsApp Image 2019-09-18 at 20.11.40

Olá, leitores! Tudo bem? Hoje trazemos mais um lançamento maravilhoso para vocês e que eu já tive o prazer de ler. O escolhido de hoje é “Pátria”, do escritor Fernando Aramburu. Para quem acompanha nosso blog, esse foi o livro de julho do clube Intrínsecos, da editora Intrínseca, que agora lança oficialmente a obra no Brasil. Já temos a resenha da obra aqui (se você quiser ler, é só clicar – não ha spoilers ;)) e agora trazemos mais detalhes desse lançamento. Com 512 páginas, o livro tem tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. Aproveitem a leitura:

NACIONALISMO

Bittori e Miren: amigas inseparáveis até que o terrorismo do ETA (Euskadi Ta Askatasuna – “Pátria Basca e Liberdade”) se instalou no País Basco (fronteira entre a França e a Espanha). Um dos filhos de Miren se torna um etarra e ela se radicaliza. Ao mesmo passo, o marido de Bittori passa a ser ameaçado e sua morte chega num dia chuvoso. Com isso, Miren continua seu fiel escudo ao filho e à militância, enquanto Bittori é obrigada a deixar a vila onde ela e a família moraram por tanto tempo. No entanto, o ETA anuncia um cessar-fogo, que é o ponto de partida desse livro, e Bittori está disposta a voltar para sua vila e buscar algo que quis desde o dia que partiu: acertar as contas.

Bittori quer descobrir o que aconteceu naquele fatídico dia, quem apertou o gatilho e, o mais importante, quer ouvir “perdão” de quem cometeu um ato tão violento em nome do nacionalismo e da tão chamada liberdade do país Basco. O autor, então, explora o passado dessas famílias, o luto das famílias que perderam seus filhos para o terrorismo. Os dois lados da história são mostrados: as entranhas do fanatismo e da militância; o luto das famílias e como “seguir em frente”; a busca pelo perdão; e a cura de uma comunidade marcada pela violência. E Bittori não descansará até conseguir o que quer.

Fernando-GFERNANDO ARAMBURU

Nascido em San Sebastian, em 1959, Fernando Aramburu tem licenciatura em língua e literatura espanholas pela Universidade de Zaragoza. É autor de quatro coletâneas de contos e de outros nove romances que lhe garantiram prestigiosos prêmios, como o Mario Vargas Llosa e o da Academia Real Espanhola. Pátria, seu primeiro livro publicado no Brasil, é também seu romance de maior sucesso, publicado em 29 países, vencedor dos prêmios Nacional e da Crítica de Narrativa Castelhana, Euskadi, Strega Europeo, entre outros, e com direitos audiovisuais vendidos para série. Aramburu mora na Alemanha desde 1985. (Fonte: Intrínseca)

***

patria-teaser-po-s-5d7f350c5e265-1568618389-682x1024E é isso pessoal. Confesso que ao escrever um pouco sobre essa obra, novamente, me peguei lembrando de alguns trechos do livro e o quanto ele é emocionante, no momento da leitura, e depois, ao refletirmos sobre ela. Mais incrível ainda saber que o livro ganhará uma adaptação pela HBO europeia muito em breve, com previsão de lançamento em 2020. Já estou ansioso!

Bom, espero que tenham gostado de nossa indicação e deixem nos comentários o que acharam, ok? Até a próxima!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta