WhatsApp Image 2019-09-22 at 18.37.52

Olá, galera! Hoje é dia de lançamento, mais especificamente um relançamento, de “Cova 312”, da jornalista brasileira Daniela Arbex. E relançamento porque essa obra chega às livrarias com novo projeto gráfico e pósfácil da autora pela editora Intrínseca. O livro retorna à Ditadura Militar e reconstrói a história de Milton Soares de Castro. A obra de não-ficção tem 336 páginas e está disponível nas livrarias físicas e online a partir de 26 de setembro. Conheça essa história e aproveite a leitura:

MILTON

Quem é Milton Soares de Castro? E o quão importante ele foi para a história do Brasil? É isso que a jornalista Daniela Arbex nos conta em um livro que reúne 10 anos de investigação, apurando informações e entrevistando ao menos 20 personagens. Cova 312 é, na verdade, o local onde Milton foi enterrado, depois de um tempo na prisão e ter sua morte forjada para que todos pensassem que fora um suicídio. O corpo estava sumido até então. Mas, com o intuito de resgatar esse capítulo da história brasileira, Arbex se aprofunda na vida de Milton até encontrar seu corpo.

Mas é preciso voltar um pouco no tempo. Milton foi preso em 1967 e despareceu pouco tempo depois sem deixar qualquer rastro. Ele integrava o primeiro grupo de guerrilha pós-golpe de 1964. O fato é que a guerrilha nunca aconteceu e Milton foi levado para a Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora. Lá, foi torturado e morto. Oficialmente, no entanto, sua morte foi considerada suicídio. Milton tinha 26 anos quando foi preso, mais uma vítima do período que ficou marcado na história do país.

GDANIELA ARBEX

Daniela Arbex trabalha há 22 anos como repórter especial do jornal Tribuna de Minas. Suas investigações resultaram em mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três Essos, o IPYS de melhor investigação da América Latina e o Knight Internacional. Estreou na literatura com Holocausto brasileiro e em seguida lançou Cova 312, com os quais ganhou dois prêmios Jabuti. Recentemente, virou documentarista e seu filme Holocausto brasileiro ganhou as telas da HBO em 40 países. Daniela mora em Minas Gerais. (Fonte: Editora Intrínseca)

***

E é isso, pessoal. Mais um lançamento pra conta, dessa vez um livro-reportagem de uma autora que tem feito muito sucesso. Confesso que eu ainda não o li, mas o farei logo. E vocês, já leram? O que vocês acham de obras que remetem a esse tempo do Brasil? Obrigado pela leitura e até a próxima!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta