Lançamento de Novembro: Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro

Pequeno Manual

Olá, leitores! Esperamos que estejam com tudo nas leituras. Hoje, nós trazemos uma dica de um livro importante e necessário – e o melhor, de uma autora brasileira. Estamos falando de “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa Djamila Ribeiro. O nome já diz tudo, é claro, mas agora trazemos mais detalhes da obra que chegou neste mês pela Companhia das Letras e tem 136 páginas. A capa é assinada por Alceu Chiesorin Nunes. Conheça o livro:

BREVES LIÇÕES

Na obra, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro discute algo que não é debatido desde hoje, mas já há algum tempo: as origens do racismo e como combatê-lo. Para isso, ela traz onze breves lições sobre o tema, falando desde o racismo atual, negritude e branquitude, até a violência racial, entre outros assuntos. O mais importante é que na obra, Djamila mostra que o antirracismo está nas ações mais cotidianas e que não deve ser uma luta de poucos, mas de todos.

Para evidenciar seu argumento, a autora apresenta alguns caminhos que levam à reflexão sobre esse comportamento, explanando o significado de discriminações raciais estruturais e o papel das pessoas no processo de transformar esse sistema opressor que leva a desigualdade em direitos e outras consequências sociais, tão conhecidas hoje em dia, mas ainda pouco debatidas, principalmente no sentido de mudar isso.

DJAMILA RIBEIRO

Nasceu em Santos, em 1980. Mestre em filosofia política pela Unifesp e colunista do jornal Folha de S. Paulo, foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Pólen, e é autora de O que é lugar de fala (2017) e Quem tem medo do feminismo negro? (Companhia das Letras, 2018). (Fonte: Companhia das Letras)

***

E é isso, galera. Como eu disse, um livro pra lá de importante e necessário, principalmente não sendo um assunto atual e ainda assim vermos tantos casos de racismo e outras discriminações que não deveriam passar impunes. Acredito que o livro é uma forma de discutirmos a necessidade de tomarmos uma atitude. O que vocês acham? Esperamos que tenham gostado dessa dica. Fiquem ligados porque aqui temos muitas novidades por aqui. Até a próxima!

Onde comprar: Amazon | Submarino | Saraiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s