WhatsApp Image 2019-12-23 at 12.59.21

Olá, galerinha! Já é quase Natal, tá quase acabando o ano, mas ainda há tempo para mais um lançamento de dezembro por aqui – o último do ano! Esse é um livro-reportagem, inclusive vencedor do prêmio Amazon nesta categoria. Trata-se de “Jornal da Tarde”, de Ferdinando Casagrande. A obra chegou neste mês pela editora Record (Grupo Editoral Record) com 364 páginas. Bora conhecer um pouco da obra? Confira:

JORNALISMO & CRIATIVIDADE

O Jornal da Tarde, ou apenas JT, surgiu no início de 1966 e durou por 46 anos. A última edição foi em 31 de outubro de 2012. Era um jornal que vinha com uma proposta diferente do jornal tradicional. Era, sem sombra de dúvidas, uma reinvenção da imprensa no Brasil. E é exatamente isso o que conta o jornalista Ferdinando Casagrande, que já teve como casa a redação do Jornal da Tarde.

São mais de 40 anos de história e Casagrande relembra fatos marcantes da história do jornal, desde seus momentos de glória até o vindouro fim, pouco depois que o jornalista deixou o JT. Antes, porém, o jornal inovou na forma de introduzir uma notícia, com sua criatividade que, inclusive, foi levada para as salas de aula, e ainda assim passou por momentos tenebrosos, como a ditadura e o AI-5. Mas os donos do JT não se intimidaram. E, então, outro capítulo da história do jornal e do próprio Brasil, começou.

FERDINANDO CASAGRANDE

Ferdinando Casagrande é paulistano e jornalista profissional desde 1990, com passagens por veículos como Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo, Veja, Gazeta Mercantil, Revista Nova Escola e Diário Lance!. Ao longo da carreira, ocupou cargos na reportagem, edição e direção de redações, mas jamais perdeu a alma de repórter e a paixão pelas boas histórias. Essas duas características foram fundamentais na produção de Jornal da Tarde: uma ousadia que reinventou a imprensa brasileira, seu primeiro livro, vencedor do Prêmio Amazon de Livro-Reportagem 2019. (Fonte: Grupo Editorial Record)

📰🗞📰

E assim encerramos 2019, pessoal. Um livro pra lá de especial – e eu já adquiri a minha cópia (só aguardando chegar!). O que vocês acham de livro-reportagem como esse? Tem muita gente que prefere só os romances e tal, mas tem muita coisa legal em formato de livro-reportagem, ou biografia… Vocês já leram outros livros desse gênero? Como foi a experiência? Aguardo o comentário de vocês! Até mais!

Onde comprar: Amazon | Submarino | Saraiva

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Comentário sobre “Lançamento de Dezembro: Jornal da Tarde – Ferdinando Casagrande”

Deixe uma resposta