Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Bem, 2019 está acabando (really?) e, no ano passado, eu trouxe uma postagem aqui pra falar da minha meta de leitura (confira aqui!). E deu tão certo que resolvi repetir a dose neste ano, mas atualizando, é claro, para 2019/2020. Bom, naquele post vocês podem conferir qual foi minha meta estabelecida pra 2019: 50 livros. Mas, é óbvio, a meta foi aumentando e finalizo 2019 com 70 livros quase lidos (isso porque faltam dois livros pra terminar rs).

Enfim, o que aconteceu comigo é óbvio. Minha expectativa era uma, mas foram lançando novos livros, descobrindo outros, então a meta aumentou. Também preciso por na conta os livros do Intrínsecos, o clube de livros que faço parte e que enviou um livro por mês – e obviamente eu fui colocando na meta também, e já li todos! Isso acontece com vocês também? A expectativa é uma mas a realidade é outra, né?

Bem, não vou ficar relembrando a minha meta de 2019. O que posso dizer é que ela aumentou, como já falei, e mudou também. Alguns livros saíram e outros entraram. E isso é normal, pelo menos do meu ponto de vista. Eu uso o Skoob para definir minha meta do ano e acompanhar as leituras. Vocês podem dar uma olhada lá no meu perfil pra saber um pouco da minha meta de 2019.

Mas vamos ao que interessa: minha meta 2020! Bom, todos os livros da minha estante que ainda não li já estão basicamente nessa lista. Mas eu também preciso colocar na lista os 12 livros que virão na caixa do Intrínsecos, ao longo do ano. Ainda pretendo fazer parte de algum outro clube, mas não é certeza ainda. Ou seja, no total, a meta deve ser de uns 70 livros. Se no ano passado eram 50, e finalizo 2019 com 70, será que em 2020 terei lido 100?

Bem, uma das minhas metas em 2020 é ler mais Stephen King. Recentemente adquiri alguns dos seus livros e provavelmente começarei o ano com “O Iluminado”. Também quero ler “Os Testamentos”, de Margaret Atwood, a continuação de “O Conto da Aia”, além de “Columbine”, de Dave Cullen, e “A Rede de Alice”, de Kate Quinn. Esses são, talvez, os que mais estou ansioso para ler e devem ser os primeiros da lista. “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, é outro que quero ler. Eu sei, é um livro bem “das antigas”, mas nunca li e sempre tive curiosidade. Vocês já leram?

Bem, para finalizar, em 2020 eu quero explorar outras formas de leituras, como e-books e audiobooks. Confesso que tenho uma certa resistência quanto a e-books. Não consigo me acostumar lendo no celular, Kindle ou até no PC/notebook. Sempre preferi ter o livro físico em mãos. Mas é uma resistência que estou tentando superar. Já audiobooks, nada “contra”, mas nunca ouvi um livro e não sei qual é a experiência. Mas é algo que quero fazer em 2020 e poder adquirir novas experiências a partir de qualquer tipo de leitura. Vocês costumam ler e-books ou ouvir livros?

E é isso. Abaixo vocês podem ver minha meta de leitura. Mas, lembrem-se, ela pode mudar e, com certeza vai, ao longo do ano. E não tem problema nenhum. O objetivo mesmo é mostrar a importância de termos metas (não apenas de leitura). É uma forma de nos disciplinarmos, mas não é uma regra, como podem ver, cumprir tudo certinho. O que vale mesmo é ler, não importa quantos livros. Espero que tenham gostado desse post. Me contem, vocês costumam fazer metas? Dividam com a gente algumas das suas metas para 2020, de leitura e outras também, vou adorar ler. Até a próxima!

Minha meta 2020 (não necessariamente nesta ordem):

  1. O Iluminado – Stephen King

  2. A Incendiária – Stephen King

  3. Cujo – Stephen King

  4. A Hora do Lobisomem – Stephen King

  5. A Metade Sombria – Stephen King

  6. O Instituto – Stephen King

  7. O Portador – Sophie Hannah

  8. Um Estudo em Charlotte – Brittany Cavallaro

  9. Spoonbenders – Daryl Gregory

  10. Minha avó pede desculpas – Fredrik Backman

  11. Cores Vivas – Patrice Lawrence

  12. Os Testamentos – Margaret Atwood

  13. O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë

  14. Mais do que isso – Patrick Ness

  15. Columbine – Dave Cullen

  16. Hora Zero – Agatha Christie

  17. O Natal de Poirot – Agatha Christie

  18. A Extravagância do Morto – Agatha Christie

  19. Cai o Pano – Agatha Christie

  20. O Diário de Nisha – Veera Hiranandani

  21. O Tempo Desconjuntado – Philip K. Dick

  22. As Águas-vivas Não Sabem de Si – Aline Valek

  23. 172 Horas na Lua – Johan Harstad

  24. Cinco Dias – Julie Lawson Timmer

  25. Para Continuar – Felipe Colbert

  26. Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor – Sarah Butler

  27. Zac & Mia – A.J. Betts

  28. Um Beijo no Teu Sorriso – Júlio César Rocha

  29. A Invenção de Hugo Cabret – Brian Selznick

  30. O Livro dos Baltimore – Joël Dicker

  31. Tempos Modernos – Míriam Leitão

  32. A Verdade é Teimosa – Míriam Leitão

  33. Em Nome dos Pais – Matheus Leitão

  34. F*deu Geral – Mark Manson

  35. Jornal da Tarde – Ferdinando Casagrande

  36. A Rede de Alice – Kate Quinn

  37. Os 27 Crushes de Molly – Becky Albertalli

  38. A Chama de Ember – Colleen Houck

  39. Biblioteca Sobre Rodas – David Whitehouse

  40. As Quatro Rainhas Mortas – Astrid Scholte

  41. As Viúvas – Lynda La Plante

  42. Os Miseráveis – Victor Hugo

  43. O Adversário Secreto – Agatha Christie

  44. Assassinato no Campo de Golfe – Agatha Christie

  45. Sócios no Crime – Agatha Christie

  46. Portal do Destino – Agatha Christie

  47. Três Ratos Cegos e Outros Contos – Agatha Christie

  48. Os Relógios – Agatha Christie

  49. O Misterioso Caso de Styles – Agatha Christie

  50. A Verdade sobre o caso Harry Quebert – Joël Dicker

  51. Os Últimos Dias de Nossos Pais – Joël Dicker

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta