Hotel

Olá galera linda! O que vocês estão lendo atualmente? Alguma autobiografia ou livro de memórias na lista? Bom, hoje nós trazemos mais uma boa dica de leitura que é bem nesse gênero: “A Menininha do Hotel Metropol”, de Liudmila Petruchévskaia. Lançada pela Companhia das Letras, a obra chega em janeiro. O livro tem 312 páginas e volta ao regime stalinista, que foi a juventude da autora. A tradução é de Cecília Rosas. Conheça um pouco da obra agora:

MINHA INFÂNCIA NA RÚSSIA COMUNISTA

O Hotel Metropol já esteve localizado na mesma rua do Kremlin, a sede do governo da Rússia. Esse mesmo hotel foi o local de nascimento de Liudmila Petruchévskaia, de uma família bolchevique formada, em sua maioria, por intelectuais que, depois de 1917, perderam certo prestígio. Mas o que importa neste livro é a infância da autora, que não pode ser considerada fácil, principalmente com a falta de comida e aquecimento, períodos vivendo na rua e os problemas na família.

Na obra, Liudmila divide a sua história com fotografias que retratam bem aquela época. Ela consegue dar voz a tantas pessoas que sobreviveram àqueles tempos tenebrosos que a Rússia viveu. Mais do que isso, como toda sua habilidade e seu instinto, consegue familiarizar o leitor a como era a rotina do regime comunista russo. Tudo isso em meio a história de sua própria criação.

LIUDMILA PETRUCHÉVSKAIA

Nasceu em 1938 em Moscou, onde ainda vive. Escreveu mais de quinze livros, além de peças de teatro que foram interpretadas no mundo inteiro. Considerada inimiga do povo pela regime stalinista, Petruchévskaia teve sua obra censurada até o final da década de 1990. Em 2002, recebeu o mais prestigioso prêmio da Rússia, Triumph, pelo conjunto de sua obra. (Fonte: Companhia das Letras)

***

E esse é o lançamento de hoje, galera. Vocês curtem histórias como essa? Já leram outras biografias ou livros de memórias? Como foi a experiência? Bom, quem quiser conferir a história de Liudmila, só conferir as formas para adquirir a obra abaixo. Esperamos que tenham gostado dessa dica. Nos vemos na próxima!

Onde comprar: Amazon (e-book e físico) | Submarino | Saraiva

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta