Barata

Olá, meu povo! Tudo bem? Hoje encerramos nossa maratona de lançamentos de janeiro trazendo uma obra um tanto quando diferente do que habitualmente falamos por aqui: “A Barata”, de Ian McEwan. Com tradução de Jorio Dauster, o livro é uma verdadeira sátira política sobre um tema que anda em evidência na Europa: o Brexit. A obra chega ao Brasil pela Companhia das Letras em 104 páginas. Conheça mais:

HUMANO?

Jim Sams é apenas uma barata que vive no Palácio de Westminster. No entanto, certa noite, acorda de um sonho um tanto quanto inquieto para a realidade aterrorizante: não é mais uma barata, e sim o primeiro-ministro da Grã-Bretanha. A narrativa, de início, pode fazer o leitor lembrar da obra mais famosa de Franz Kakfa, “A Metamorfose”, que trata exatamente de uma transformação parecida, mas totalmente ao inverso. E a barata Jim, agora primeiro-ministro, tem uma missão: cumprir a vontade do povo.

Acontece que no universo criado pelo autor, foi aprovada, na Grã-Bretanha, a Lei do Reversalismo. Uma verdadeira remodelação da economia do país em que as pessoas agora pagam para trabalhar, enquanto as lojas simplesmente dão dinheiro quando a população consome. Isso por si só já representa a dinâmica criada por McEwan que remete a nada menos do que o Brexit – claro que de uma forma bem engenhosa, sem ao menos citar o termo tão familiar hoje em dia.

IAN McEWAN

Nasceu em Aldershot, Inglaterra, em 1948. É um dos ficcionistas mais importantes de sua geração. Seus livros já lhe renderam uma série de prêmios literários, entre eles o Man Booker Prize e o Whitbread Award. www.ianmcewan.com (Fonte: Companhia das Letras)

🐛🐛🐛

E é isso, pessoal. Vou confessar uma coisa pra vocês… fiquei bastante curioso sobre essa obra, sabiam? Não acompanho muito sobre essa história do Brexit por completo, mas quando li sobre essa obra, além do tributo à Franz Kafka, me lembrei de “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell. Não sei porque, mas fique com vontade de ler essa sátira, principalmente por não ser o tipo de livro que costumo consumir. O que vocês pensam? Também ficaram curiosos? Espero que tenham gostado dessa dica, até a próxima!

Onde comprar: Amazon (e-book e físico) | Saraiva

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta