Resenha: Medicina dos Horrores – Lindsey Fitzharris

PorFernanda Geraldello

fev 25, 2020

Hoje vamos falar de um livro que saiu ano passado nas livrarias e que está fazendo o maior sucesso, Medicina dos Horrores, de Lindsey Fitzharris. Já te adianto que o título revela muito!

A história se passa no século 19 e conta como foi o surgimento da anestesia na área da medicina. Não foi nada fácil, te garanto. Sou suspeita para falar de um livro como esse pois eu sou muito curiosa quando se trata de saber como os nossos antepassados viviam e como eles chegaram nos resultados que nos levaram aos que temos/usamos hoje. Se você é assim, já te garanto que esse livro é para você!

Foi muito revelador saber as coisas que o livro mostra, como descobrir que as cirurgias naquela época eram raras e que eram tratadas como um evento muito importante e assistido por milhares de pessoas em lugares parecidos com o coliseu. O que eu mais fiquei boba foi saber que naquela época eles achavam que higiene na cirurgia era bobagem, que não afetava em nada e que hoje isso é primordial, os médicos lavam muito bem as mãos, usam mascáras e luvas.

Não me arrependo de maneira nenhuma de ter lido esse livro, pelo contrário, ele me encantou e ao mesmo tempo me deixou pasma com as coisas que antigamente não tinham o devido cuidado e que hoje em dia prezamos tanto. Aconselho a você ler esse livro e descobrir como era a nossa medicina e como ela evoluiou muito após a descoberta da anestesia e nos proporcionou mais alguns anos de vida, pois muitas pessoas, naquela época, morriam por não poderem ser operadas por condições relativamente simples hoje em dia, como a apêndicite.

Ficha técnica:

Medicina dos Horrores

Autores: Lindsey Fitzharris

Editora: Intrínseca

Ano: 2019

317 páginas

Deixe uma resposta