Resenha: Sejamos todos feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

Sejamos todos feministas

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Essa semana eu li “Sejamos todos feministas”, da Chimamanda Ngozi Adichie e pensei que seria legal trazer a discussão desse livro para o blog. O livro é bem curto, quase um conto de tão curto, então não consigo falar muito para não estragar o que a Chimamanda fala.

“Sejamos todos feministas” é uma palestra que a autora deu no TEDx Euston – evento do TED Talks em países africanos – em que o assunto abordado é o feminismo. Já no começo do livro, Chimamanda introduz e diz que o livro é uma versão modificada da palestra que ela deu em dezembro de 2012 no evento citado.

Durante todo o livro, a autora descreve a cultura machista através de atitudes que ela presenciou ou de amigas, assim como falas de pessoas nigerianas sobre certos comportamentos. O primeiro ponto colocado é que ser feminista soa como uma ofensa e eu acredito que muitos de vocês já devem ter ouvido: “feministas odeiam homens”, “feministas não se depilam e não passam desodorante”, “feministas mandam nos homens” e outras falas como essas são ditas por aí.

A fala de Chimamanda sobre o feminismo, as críticas feitas ao modo como ensinamos meninos a serem homens sem medo e brutos e que as meninas têm que exercer o papel de mulher, como obedecer aos homens e fazer tarefas domésticas, tornado coisas exclusivas às mulheres, são falas que te faz refletir em cada atitude do dia a dia, em cada pensamento que teve, algo que presenciou ou falas que ouviu.

Pode parecer mais do mesmo, mas a sua mente vai explodir ao ler o que a Chimamanda fala. É incrível como ela fala sobre o feminismo com tanta propriedade e descreve situações que te faz ficar irritado.

Eu super indico esse livro, por ele trazer um assunto que é discutido com frequência e ignorado por muitos. O único problema dele é que acaba. A nota que dei no Skoob foi 5.0 / 5.0.

O e-book está GRATUITO para Kindle e você também pode assistir no Youtube, no canal do TEDx Talks, “We should all be feminists”. Indico, também, uma outra palestra de Chimamanda: The danger of a single story (em português, o perigo de uma história única).

É isso, gente. Até logo e abraços! E fiquem em casa.

Ficha técnica:

Sejamos todos feministas

Autora: Chimamanda Ngozi Adichie

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2014

63 páginas

Avaliação média no Skoob: 4.6 / 5.0

Deixe uma resposta