Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Recentemente eu li “O Enigma”, do Darlon Carlos, seguidor e parceiro nosso, e hoje trago a resenha dessa leitura misteriosa e que pode ser lida em uma tarde.

O livro é de suspense e terror, com bastante referência bíblica e mitológica. Dificilmente leio livros desse gênero, sendo o último “O Vilarejo” do Raphael Montes. A história começa com muitos detalhes e bem direta ao ponto, que é o motivo do título: o enigma. Quanto aos detalhes, o autor apresenta cenas explícitas – e de momentos em que a natureza chama o personagem para suas necessidades – de forma clara e muito bem feitas, sem ser grotesco e/ou nojento.

O ponto principal do livro: está circulando um vídeo pornô em que uma mulher encantadora ou um homem com um membro muito grande, contracenam com uma pessoa do sexo oposto e acaba torturando e matando. Essas pessoas, as assassinas por assim dizer, se revelam, durante a tortura, uma aparência incomum com pele cheia de escama e características de uma harpia. No final do vídeo, após finalizarem a vítima, o torturador – chamado de Harpia – apresenta a resposta de um enigma: o Homem. Todos que assistem ao vídeo ficam chocados e após pararem de assistir, coisas estranhas acontecem com o telespectador, dentre elas é uma frase com letras gregas que surge. Quando essas coisas acontecem, um homem misterioso chamado Dom Crucífero vê os acontecimentos e tenta resolver. Achei bem interessante o personagem ser um homem albino, o que eu nunca vi em livros, só em séries, como em American Horror Story: Coven.

Eu gostei muito da escrita do autor nas cenas de suspense e horror, a única coisa que não me agradou, mas que pode agradar outras pessoas, foram os inícios de capítulo com umas reflexões biblícas e descrições mais pesadas quanto a livros ou documentos. Em alguns pontos do livro, a história arrasta um pouco, o que não é nenhum problema para que se prossiga a leitura, pois não é uma coisa que dura por muitos capítulos.

O final do livro me deixou bem confuso, pode ser que eu tenha me desatentado com algum trecho, mas me parece que faltou mais detalhamento no final, deixando algumas coisas sem uma explicação clara. Então, pra mim, o desfecho poderia ter mais explicações. Acredito que o autor escreva uma continuação, o que eu espero mais explicações e continuações de pontas soltas do livro.

Por causa de tudo que mencionei, a minha nota é 2.5/5.0. Lembrem-se sempre: é uma crítica MINHA, nada impede que se interessem pelo livro. E também acho importante valorizar a literatura nacional.

É isso, gente. Logo mais estou de volta. Abraços! E fiquem em casa.

Ficha técnica:

O Enigma

Autor: Darlon Carlos

Editora: Bindi

Ano: 2020

108 páginas

Avaliação média no Skoob: 3.7 / 5.0

Deixe uma resposta