Resenha: O mundo que não pensa – Franklin Foer

PorFernanda Geraldello

jul 21, 2020

WhatsApp Image 2020-07-21 at 18.52.52

Desde as eleições do Donald Trump nos Estados Unidos, muito se falou sobre a influência do Facebook nos resultados finais das eleições. A grande questão que ficou na cabeça de todos foi: O Facebook tem mesmo o poder de controlar as nossas ações? E é sobre isso que o autor Franklin Foer aborda em seu livro “O mundo que não pensa”.

O que mais me chamou atenção na hora que encontrei o livro em uma livraria foi o título com seu subtítulo “A humanidade diante do perigo real da extinção do homo sapiens”. Impactante, não?! Comprei na hora!

O ex-editor da New Republic comenta em seu livro sobre as três grandes empresas de tecnologia que vem se reinventando e mudando nossos hábitos de consumo, Amazon, Google e Facebook. O livro traz também o sobrinho de Freud, Bernays, com sua carreira brilhante na publicidade baseada nos ensinamentos do seu tio sobre como as pessoas pensam.

Juntando todo esse mix: Amazon, Facebook, Google e nova publicidade, o autor mostra que nossos pensamentos ficaram reféns das novas tecnologias, nos fazendo pensar até que ponto o que pensamos é nosso pensamento ou só uma influência. A frase que ele traz é “os dados são o novo petróleo”. Tudo o que fazemos no Facebook, as páginas que buscamos no Google, as preferências que temos no Kindle ou o que compramos na Amazon, tudo isso gera dados e é claro que isso é vendido para quem pagar mais sem se quer pensar na nossa privacidade. Aposto que você já foi bombardeado de anúncios no Facebook após entrar em uma página de um produto na Amazon, estou certa?!

Fraklin tenta abrir nossos olhos e nos fazer pensar sobre tudo isso. Queremos mesmo que nossos dados na internet sejam usados por qualquer um e que nossos pensamentos e atitudes sejam moldados pelos gigantes da tecnologia? Você quer isso?

Ficha técnica

O mundo que não pensa – A humanidade diante do perigo real da extinção do homo sapiens

Autora: Franklin Foer

Páginas: 236

Editora: Leya

Ano: 2017

Deixe uma resposta