Eaí gente! Tudo bem? Eu, como fã do mundo dos caçadores de sombras, tenho o dever de ajudar os leitores leigos que ainda não sabem por onde começar nesse mundo imenso criado pela Cassandra Clare.

 

Aviso: se você viu o filme Cidade dos Ossos e/ou a série Shadowhunters e não gostou de nenhum deles, dê uma chance aos livros que são bem melhores.

Pra quem não conhece a autora, Cassandra Clare é o pseudônimo de Judith Rumelt, ela nasceu no Irã e naturalizada nos Estados Unidos. A autora adotou esse nome, pois ela escrevia fanfics, inclusive sobre Harry Potter, e em uma de suas histórias, a protagonista se chamava Cassandra. Uma curiosidade, Cassandra Clare é muito amiga da Holly Black, autora de O Príncipe Cruel e O Rei Perverso (temos resenha desses livros aqui no Estação).

E Fabrício, o que fala os livros da Cassandra Clare? Calma que vou falar logo mais. O que você precisa saber é que a maioria dos livros da Cassie (somos íntimos rsrs) abordam os caçadores de sombras, uma raça de humanos com sangue angelical, conhecidos como Nephilim, que tem como objetivo proteger os mundanos (os seres humanos comuns) do mundo demoníaco, onde os poderes deles são dados através de marcações sobre a pele chamadas de Runas. Essa ideia mirabolante da autora surgiu quando ela estava num estúdio de tatuagem com sua amiga (acredito que era a Holly) e surgiu a seguinte ideia: e se existissem super humanos que ganhassem poderes através de tatuagens? Assim surgiram os caçadores de sombras.

Agora vamos pra parte legal? Vamos saber o que fala cada série do mundo do caçadores de sombras e qual a melhor ordem pra ler.

Os Instrumentos Mortais

Essa é a primeira série criada pela Cassandra e é composta por 6 livros: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial. A trama gira em torno de Clary Fray, uma adolescente mundana de 16 anos que descobre o mundo dos caçadores de sombras, até que ela fica sabendo que faz parte desse mundo também.

Ao ouvir sobre o mundo das sombras, Clary fica sabendo da existência dos Instrumentos Mortais do anjo Raziel e que Valentim, o vilão da série, está a procura deles para tentar dizimar o submundo – que é composto por vampiros, fadas, lobisomens e feiticeiros, que são seres com sangue de demônio – na tentativa de tornar os caçadores de sombras a única raça pura (hmmm parece que temos um nazista aqui), mas não se enganem, os seres do submundo são diferentes de demônios.

Os Instrumentos Mortais se passa em Nova York, no ano de 2007, e com algumas cenas em outros lugares no mundo, principalmente Idris que é o país dos caçadores de sombras.

As Peças Infernais

As Peças Infernais é a segunda série criada pela autora e é composta por 3 livros: Anjo Mecânico, Príncipe Mecânico e Princesa Mecânica. A história se passa em 1878, quando Tessa Gray sai de Nova York para Londres, com o objetivo de ir morar com o irmão, Nathaniel. Assim que Tessa chega a Londres, duas senhoras a raptam e a forçam a fazer uma coisa que nem ela sabia que poderia: se transformar em quem ela quisesse. Depois de salva de seu cativeiro, Tessa conhece Will Herondale e Jem Carstairs, caçadores de sombras do Instituto de Londres. Tessa descobre todo o mundo das sombras, conhece os moradores do Instituto e tenta descobrir quem realmente é.

Vale ressaltar que um homem tem interesse em Tessa, o Axel Mortmain, um cara que bota seus autômatos pra correr atrás de todo mundo só pra ter a garota por interesse próprio. Nessa história temos vários romances de aquecer o coração e de chorar rios (experiência própria). A conclusão é perfeita e essa trilogia é o meu xodó.

Os Artifícios das Trevas

Mais uma trilogia. Essa é a terceira série da autora e é composta pelos seguintes livros: Dama da Meia-Noite, Senhor das Sombras e Rainha do Ar e da Escuridão. Essa série se passa 5 anos depois de Os Instrumentos Mortais, ou seja, as coisas que acontecem nesses livros são consequências dos outros 6 livros. Então cuidado com possíveis spoilers quando forem ler. Vou falar bem por cima para entenderem sem spoilers.

Emma Carstairs é parabatai de Julian Blackthorn, e ambos vivem no Instituto de Los Angeles, com outros quatro irmãos de Julian, Tiberius, Livia, Drusilla e Octavian, além de Cristina Rosales, que veio do Instituto da Cidade do México para seu intercâmbio. Tem o tio Arthur também, mas que vive no sótão e nem liga pros sobrinhos. E Diana Wrayburn que é a tutora das crianças. Quando eles precisam de qualquer coisa, eles contam com o feiticeiro Malcolm Fade, que sempre foi muito próximo da família.

Emma está investigando sobre quem pode ter matado seus pais, pois eles não morreram pelas mãos de um certo caçador de sombras que aparece em Os Instrumentos Mortais, e a cada dia que passa ela fica mais empenhada em fazer essa investigação. Durante essa procura, outras intrigas acontecem com o mundo das fadas, principalmente com a Corte Unseelie, e também o amor proibido entre Emma e Julian, já que parabatais não se apaixonam. Essa trilogia tem um final SURREAL. Cassandra Clare evoluiu muito na escrita e fica nítido.

Livros de Contos

Cassandra Clare também lançou alguns livros de contos, que são: As Crônicas de Bane, Contos da Academia dos Caçadores de Sombras e Fantasmas do Mercado das Sombras.

As Crônicas de Bane mostra as aventuras do feiticeiro queridinho por todos, o Alto Feiticeiro do Brooklyn, Magnus Bane, introduzido em Os Instrumentos Mortais e que aparece em todos os outros livros.  Nesse livro temos presença de vários personagens importantes como Jocelyn Fray, Tessa Gray, Ragnor Fell, Catarina Loss e Alec Lightwood.

Em Contos da Academia dos Caçadores de Sombras, vemos um amigo de Clary Fray, na Academia dos Caçadores de Sombras, em Idris. Eu não vou revelar o nome do amigo. É spoiler.

Já em Fantasmas do Mercado das Sombras, o protagonista é um Irmão do Silêncio, o Irmão Zachariah, que observa o mundo das sombras se conectar através desse lugar onde vendem objetos mágicos e acontecem barganhas sombrias.

As Maldições Ancestrais

Essa série ainda está em andamento. Até o momento foi lançado o volume 1, Os Pergaminhos Vermelhos da Magia, onde os protagonistas são o feiticeiro Magnus Bane e o caçador de sombras Alec Lightwood. The Lost Book of the White, o segundo volume da série, será lançado em 2021.

As Últimas Horas

Em outubro de 2020 será lançado o primeiro volume, Corrente de Ouro. A história gira em torno dos descendentes dos personagens de As Peças Infernais, se passando em Londres, no ano de 1903. A capa do segundo volume, Chain of Iron, já foi revelada.

Livros Extras

Além desse monte de livro já falado, Cassandra também lançou dois livros extras. Um se chama O Códex dos Caçadores de Sombras e ele é basicamente um manual sobre o mundo das sombras (ele realmente existe na história dos livros). O outro livro é Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo, onde estão presentes a linguagem das flores de cada personagem e uma descrição sobre eles, com toda a ilustração feita pela artista Cassandra Jean.

E como faz pra ler isso tudo?

Todos os livros estão conectados, mas nada impede de você querer ler apenas uma das séries ou ler na ordem que quiser. Então, você pode optar em ler pela cronologia da história, mas também pode ler pela ordem de lançamento.

Uma situação que vejo problema, são os livros após um grande evento. Se você não leu Os Instrumentos Mortais e resolve ler Os Artifícios das Trevas antes, corre o risco de saber tudo o que acontece nos outros livros, já que uma série vem depois da outra. Enfim… a sugestão que dou é: LEIAM POR ORDEM DE LANÇAMENTO.

Motivo: a Cassandra Clare escreve cruzando as histórias. A autora pega elementos do passado que estão num livro e os coloca em outro, que está no presente, assim ela introduz personagens agora e que futuramente serão desenvolvidos. É uma doideira mesmo. Então a ordem que eu recomenda é essa:

  1. Cidade dos Ossos;
  2. Cidade das Cinzas;
  3. Cidade de Vidro;
  4. Anjo Mecânico;
  5. Cidade dos Anjos Caídos;
  6. Príncipe Mecânico;
  7. Cidade das Almas Perdidas;
  8. Princesa Mecânica;
  9. Cidade do Fogo Celestial;
  10. As Crônicas de Bane;
  11. Dama da Meia-Noite;
  12. Contos da Academia dos Caçadores de Sombras;
  13. Senhor das Sombras;
  14. Rainha do Ar e da Escuridão;
  15. Fantasmas do Mercado das Sombras;
  16. Pergaminhos Vermelhos da Magia;
  17. Corrente de Ouro (lançamento em outubro).

Os livros extras você pode ler separado sem problema algum.

Além desses livros, Cassandra Clare lançou a série Magisterium, escrito com a Holly Black, que a gente pode falar em um outro post.

Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado aos futuros leitores desse mundo incrível e que estavam super confusos.

Até mais!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

4 thoughts on “Mundo das Sombras de Cassandra Clare: o que é e como ler”
  1. Amo a Cassandra Clare, está no top 3 dos meus escritores favoritos (atrás apenas de J. K. Rowling e Edgar Allan Poe). Conheci ela depois daquele filme horroroso…. Na verdade vi o trailer no antigo programa “Pânico na Band”. Rsrs… Aí encontrei no AVON os 2 primeiros volumes… E foi paixão à primeira vista. Os instrumentos mortais foi a primeira série que eu concluí (pois cidade pequena é foda, não tem onde comprar os livros que vc quer e tal), antes mesmo de Harry Potter, pois eu só tinha os volumes 4 e 5. Enfim, deixa pra lá. Nas Cassie, a Rainha da fantasia(como o fandom gosta de nomea-la) é sem dúvida alguma uma das melhores escritoras dessa década e fico triste pelas adaptações pra TV e cinema não seguirem o mesmo padrão. Estou no processo de terminar Os artifícios das trevas (pois como falei acima, cidade pequena Não rmesoesr onde comprar livros.), e minha expectativa está lá em cima. Eu estava vendo umas resenhas no YouTube sobre o último livro e que alguns não gostaram, mas creio que tudo vai se encaixar quando Os poderes perversos vir à luz e aí sim poderemos ver a conclusão das “Crônicas dos caçadores de sombra”. Adorei seu post.

    1. Muito obrigado! Eu amo a Cassandra Clare! Também comecei comprando os livros dela pela Avon, mas era mais por preço do que por falta de livraria. Sobre Rainha do Ar e da Escuridão, eu queria dizer que foi um dos melhores livros que eu li dela. A escrita e a história são ótimas, só teve uma parte que achei muito viajada lá, mas isso é o de menos.

Deixe uma resposta