Livro Revolta da Vacina - André Diniz

Olá, galera. Tudo bem? O lançamento que trazemos hoje tem tudo a ver com o momento que vivemos atualmente. Pois bem, estou falando de “Revolta da Vacina”, de André Diniz, lançada pela DarkSide Books. A HQ, a primeira do quadrinista brasileiro na editora, tem 176 páginas. Ah, e esse livro integra o selo “Graphic Novel” da DarkSide. Então, vamos conferir mais sobre? Se liga:

A HISTÓRIA DE “REVOLTA DA VACINA”, DE ANDRÉ DINIZ

Início do século XX, Rio de Janeiro. Zelito, um jovem ilustrador cearense, chega à então capital do Brasil com uma missão: provar para o pai, em seis meses, que é possível construir uma carreira de futuro. Mas não é tão simples quanto parece. Isso porque o Rio de Janeiro vive uma crise urbanística e, pior, de saúde pública. A solução encontrada para a crise sanitária vem de Oswaldo Cruz, que idealiza uma vacinação compulsória. É aí que a população se revolta.

Zelito se vê no meio das manifestações de 1904, enquanto procura um trabalho como cartunista nos jornais da grande cidade. Como bem descreve a DarkSide: “Com uma pesquisa meticulosa, Revolta da Vacina é um documento da persistência de nossas mazelas históricas, que vai informar tanto o jovem leitor em um primeiro contato com o tema, como aqueles já familiarizados com a história. Mas todos os leitores certamente identificarão similaridades entre o Brasil do início do século XX e o país que luta outra vez contra uma peste neste ano de 2021.”

Ou seja, não dá pra perder, certo?

ANDRÉ DINIZ

André Diniz é roteirista e ilustrador de histórias em quadrinhos. Nasceu em 1975 no Rio de Janeiro e mora em Portugal desde 2016. Entre 2000 e 2005, publicou diversos trabalhos pela Nona Arte, sua própria editora. A partir de então, passou a publicar suas obras por outras editoras, somando mais de trinta títulos de sua autoria, várias delas premiadas, seja como roteirista, seja como ilustrador dos próprios roteiros. Foi editado em diversos países, entre eles França, Inglaterra, Portugal e Polônia. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão Fawcett (2000, com arte de Flávio Colin, ganhador do prêmio Ângelo Agostini), 7 Vidas (2009 com arte de Antonio Eder, ganhador do Troféu hqmix), O Quilombo Orum Aiê (2010), Morro da Favela (2011, ganhador do Troféu hqmix) Matei Meu Pai e Foi Estranho (2017) e O Idiota (2018). Saiba mais em andrediniz.net (Fonte: DarkSide Books)

***

Enfim, é isso, galera. Certamente, eu acho que essa é uma obra que pode gerar certa polêmica. Contudo, não deixa de ser uma ótima ficção para nos situar daquele momento do Brasil, e ver as semelhanças do nosso século. Então, me contem, o que acham dessa história? Espero que tenham gostado da nossa dica e até a próxima!

Onde comprar: Amazon (físico)

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta