Olá, gente, tudo bem? Hoje vamos falar de um lançamento que não é bem novidade se você acompanha o mundo do cinema. Pois bem, estamos falando de “Nomadland”, de Jessica Bruder. Isso mesmo, o livro que inspirou o filme vencedor do Oscar em 2021. Mas só agora o livro chega às livrarias brasileiras, pela Editora Rocco, com 304 páginas. Enquanto isso, o filme pode ser conferir em algumas salas brasileiras de cinema. Enfim, confira agora as informações do livro, que tem tradução de Ryta Vinagre:
A SINOPSE DE “NOMADLAND”, DE JESSICA BRUDER
Era 2014 quando a jornalista Jessica Bruder decidiu “pegar a estrada” para acompanhar de perto aqueles que tornariam personagens principais de seu livro. Aliás, algum tempo depois, eles se transformariam em personagens das telonas. Mas o foco de seu trabalho era conhecer o grupo de pessoas que vive nas estradas, seja em trailers, ônibus ou outros meios. Contudo, eles não vivem a vida tranquilamente. A verdade é que essas pessoas agora não tem uma casa para viver, muitos estão afundados em dívidas.
Então, é aí que entram as “oportunidades” de trabalho. Só que não são postos de trabalhos com diretos trabalhistas e boas condições. Pelo contrário. E é isso que Bruder conhece e relata no decorrer desse livro. Ela apresenta ao leitor diversos personagens, na maioria idosos, desde ex-professores a veteranos da guerra. No entanto, quem rouba o posto de protagonista desse livro é Linda May. A partir da história dela e de outras tantas pessoas, a jornalista mostra um lado sombrio da economia estadunidense. Mas uma coisa é comum entre esses personagens da vida real: a esperança por dias melhores.
A AUTORA
Jessica Bruder é jornalista premiada, cujo foco do trabalho é a subcultura e as esquinas sombrias da economia. Ela já escreveu para a Harper´s Magazine, para o New York Times e Washington Post. Bruder é professora de jornalismo na Columbia School. (Fonte: Rocco)
***
Enfim, galera, é isso. Eu não assisti ao filme, mas sei que foi um sucesso nos cinemas (tanto que ganhou três estatuetas do Oscar). Só não sabia que era baseado em um livro de não-ficção, então me surpreendi. E vocês, já assistiram ao filme? O que acham desse tipo de livro? Espero que tenham gostado da nossa dica e até a próxima!
Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (eBook)