Livros para celebrar a Consciência Negra

Oi pessoal! Como vocês devem saber, em 20 de novembro, nós comemoramos o Dia da Consciência Negra. A data é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares. Um personagem real da luta contra a escravidão no Brasil. Portanto, nós resolvemos trazer para vocês livros para celebrar a Consciência Negra. Mas não é apenas falar de livros que falam da causa contra o racismo. É uma oportunidade de conhecermos autores negros e histórias que refletem a inserção do negro na sociedade (brasileira ou não).

Provavelmente, hoje, a maioria dos livros que têm o negro como protagonista, ou com papéis importantes (e que não são retratados como empregados, escravos ou donas de casa, por exemplo), são aqueles que lutam para ter voz. Assim, não é comum ver histórias em que não-brancos são protagonistas em histórias de fantasia, young adult, entre outras. Ainda assim, os livros que hoje conhecemos são mais do que importantes. Isso porque ajudam a levantar a voz contra o racismo e retratar a realidade ainda muito presente hoje em dia. Porém, essa realidade tem mudado – ainda que a passos lentos.

NOSSAS INDICAÇÕES DE LIVROS PARA CELEBRAR A CONSCIÊNCIA NEGRA

A lista que trazemos logo mais é uma mistura dessas várias “frentes”: são livros escritos por negros, protagonizados por negros sobre o racismo, aqueles, de não-ficção, que tratam da luta antirracista, e aqueles protagonizados por negros, mas que não necessariamente escancaram essa luta, porém, nas entrelinhas, deixam claro o intuito. Então, essa é uma seleção feita por nós, mas queremos que vocês também participem dessa conversa. Seja nos indicando outras leituras, seja compartilhando esse texto. Abaixo, a lista – ao clicar na imagem, vocês serão direcionados à Amazon para adquirir o livro, caso queiram.

Confira a lista:

Livros para celebrar a Consciência Negra Garota, mulher, outras – Bernardine Evaristo

Um romance sobre identidade, raça e sexualidade. É assim que se apresenta “Garota, mulher, outras”, que introduz ao leitor um gênero híbrido, com versos livres e sem pontos finais. Nessa história, a autora dá voz a 20 pessoas diferentes. Contudo, a predominância é a presença feminina e negra. Mas com diferentes bagagens culturais, sexualidades, classes e profissões. O cenário dessas histórias é um país hostil e dividido, após a votação do Brexit. Mais informações aqui! Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra O Avesso da Pele – Jeferson Tenório

A história de Pedro, que perdeu o pai, assassinado durante uma abordagem policial. E agora Pedro resolve voltar às origens e sai em busca do passado da família, na tentativa de refazer os caminhos do pai. E através dessa jornada, o autor evidencia o racismo presente em cada esquina de um país que também tem o sistema educacional falido. Além disso, é Paulo quem traz um relato sobre as relações entre pais e filhos. Mais informações aqui! Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra

Cores Vivas – Patrice Lawrence

Marlon Sunday, de 16 anos, é o protagonista da história e, portanto, temos sua perspectiva sobre como ele se mete numa enrascada que não é bem dele. Tudo isso tendo que viver com a pressão de o irmão, Andre, ter feito parte de uma gangue e com o pai morto. A tal “enrascada” tem a ver com Sonya Wilson, de 17 anos. Ela é uma garota linda, mas Marlon não tinha muitas expectativas. Até que ela lhe dá uma chance, mas o primeiro encontro termina em tragédia. E agora Marlon terá que entrar no mesmo mundo em que seu irmão viveu por anos – e pagou um preço alto por isso. A resenha desse livro aqui!

Livros para celebrar a Consciência Negra Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro

Na obra, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro discute algo que não é debatido desde hoje, mas já há algum tempo: as origens do racismo e como combatê-lo. Para isso, ela traz onze breves lições sobre o tema, falando desde o racismo atual, negritude e branquitude, até a violência racial, entre outros assuntos. O mais importante é que na obra, Djamila mostra que o antirracismo está nas ações mais cotidianas e que não deve ser uma luta de poucos, mas de todos. Mais informações aqui! Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra Filhos de sangue e osso – Tomi Adeyemi

Zélie Adebola se lembra de quando o solo de Orïsha vibrava com a magia. Queimadores geravam chamas. Mareadores formavam ondas, e a mãe de Zélie, ceifadora, invocava almas. Mas tudo mudou quando a magia desapareceu. Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora Zélie tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. Filhos de sangue e osso é o primeiro livro da trilogia de fantasia baseada na cultura iorubá, “O legado de Orïsha” e está sendo adaptado para o cinema. A sequência, “Filhos de virtude e vingança”, chega neste mês. Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra Na Hora da Virada – Angie Thomas

Aqui, vamos conhecer Bri, personagem principal da história e nossa narradora. A Bri tem o sonho de ser Rapper e é a melhor quando começa a fazer as rimas. Contudo, a mãe de Bri está desempregada e mesmo o irmão mais velho ajudando em casa, o dinheiro não rende e a família de Bri e ela estão prestes a serem despejadas.

Na escola, Bri tem seus amigos, todos eles estudam juntos e numa escola particular, mas esta escola tem revistas obrigatórias, ou seja, todos os dias antes de entrarem para estudar, eles são revistados. E, claro, há certa desigualdade entre alunos brancos e negros na hora dessa revista.

O resto vocês já podem imaginar, Bri é tratada como uma traficante assim que ela se recusa a ser revistada. Bri faz isso porque ela vende doces para juntar dinheiro e comprar tênis novos. A resenha desse livro você confere aqui! Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra A Dança da Água – Ta-Nehisi Coates

Século 19, Virgínia (EUA), pré-Guerra Civil. As coisas já não vão tão bem em Lockless, propriedade de Howell Walker. E ele precisa de um substituto, muito em breve. Mas Maynard, seu legítimo herdeiro, não tem essa propriedade. E o outro filho de Walker, Hiram, também não pode assumir esse papel. Afinal, é um filho ilegítimo e escravo, ou Tarefa. E é sua jornada que o autor nos conta, a partir do momento que é chamado para trabalhar na propriedade dos Walker. Confira a resenha desse livro aqui! Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra Fantasma – Jason Reynolds

Correr é algo que Fantasma sempre soube fazer, mas nunca levou muito a sério. Afinal, seu maior sonho era ser jogador de basquete e, quem sabe, entrar para o livro dos recordes. Até que, certo dia, ele disputa uma corrida contra um dos melhores atletas de uma equipe que está treinando na pista de atletismo do parque. E vence. O técnico percebe que aquele garoto tem talento de sobra e quer que o menino entre para sua equipe de qualquer jeito. Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra

Daqui pra baixo – Jason Reynolds

Esse livro, escrito em versos, conta uma história que se passa em pouco mais de um minuto. A história de Will, que aos quinze anos tem o irmão morto pela violência que se espalha pelo seu bairro como uma doença contagiosa. O irmão foi baleado, e a única coisa que resta a Will são as regras que Shawn, o irmão, o ensinou. 1. Não chorar; 2. Não dedurar; e 3. Se vingar. Esse é o seu objetivo no começo da história, quando entra no elevador, e então começa a descida, do alto do sétimo andar. A cada parada, uma pessoa entra no elevador e cada uma delas, sem julgamentos, sem lições de moral, levanta questionamentos que Will precisa pensar. E tudo isso vai definir sua história e sua vida. A resenha desse livro pode ser lida aqui! Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra O Sol é Para Todos – Harper Lee

Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações. Confira a resenha aqui! Leia o eBook.

Livros para celebrar a Consciência Negra

Território Lovecraft – Matt Ruff

Estamos em 1954. A história começa com a viagem de Atticus Turner de volta para sua cidade natal, Chicago. Ele recebeu uma carta de seu pai e precisar voltar para casa. Mas Atticus é negro, e vive numa época em que os EUA passam por momentos tenebrosos: a segregação racial. A viagem de Atticus, apesar de ser a história mais longa, é só a primeira das oito histórias que o livro conta, como se fosse uma introdução às demais. Porém, elas estão interligadas a uma seita, formada por brancos em busca de (mais) poder – ah, e que são adeptos à magia. Mas o que esses “contos” têm em comum são os desafios que os negros enfrentam, quando até a lei está contra eles. Confira a resenha aqui! Leia o eBook.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE?

Muito bem, é isso galera. Inegavelmente, temos muito mais livros para celebrar a Consciência Negra do que esses que listamos acima. Mas esses são os que, na minha concepção, representam todas essas “frentes” que queríamos trazer. Sobretudo, são livros que reforçam a necessidade de discutirmos, cada vez mais, esse tema. Portanto, precisamos da ajuda de vocês. Porque queremos que essas indicações sejam cada vez mais frequentes, mas também sejam espalhadas por aí para que outras pessoas tenham acesso. Então, contamos com vocês, ok?

Enfim, espero que tenham gostado dessas indicações de livros para celebrar a Consciência Negra. Vamos juntos ser mais conscientes? Até a próxima!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta