“A livreira de Paris”, de Kerri Maher, é um livro que mistura romance e biografia, ao trazer a história de Sylvia Beach, nascida americana e expatriada em Paris, que publicou o controverso livro de James Joyce, “Ulysses”. O romance chega pela Editora Intrínseca, com 368 páginas, e tradução de Paula Diniz.
A HISTÓRIA DE “A LIVREIRA DE PARIS”
Sylvia Beach é uma jovem norte-americana que decide abrir a “Shakespeare and Company”, a livraria localizada em uma tranquila rua de Paris, em 1919. Contudo, o que ela não sabia é que, com isso, acabaria revolucionando a história da literatura. Afinal, nesse local, se reunem escritores proeminentes dos anos 1920 e 1930, como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald. Mais do que isso, é ali que nascem amizades literárias importantes.
Aliás, exemplo dessa amizade é a de Sylvia com o escritor irlandês James Joyce. E quando o novo romance de Joyce, o controverso “Ulysses”, é censurado nos Estados Unidos, Sylvia decide assumir o risco de publicar ela mesma o livro na França. Acontece que isso traz a ela um sucesso inimaginável, o que também vem com um alto custo. Logo, o reconhecimento de “Ulysses” coloca em risco o futuro de sua loja, quando outros editores correm atrás de Joyce.
Aos poucos, seus amigos expatriados começam a voltar para os Estados Unidos conforme a Grande Depressão afunda Paris, e os relacionamentos de Sylvia ficam à prova. Mais do que isso, chegou a hora de ela decidir se a “Shakespeare and Company” realmente significa tudo para ela, enquanto lida com as crises pessoais e financeiras.
KERRI MAHER
Kerri Maher é autora best-seller e já publicou três romances. Formada pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, vive com a filha e o cachorro em um subúrbio próximo a Boston. A livreira de Paris é seu primeiro livro publicado no Brasil. (Fonte: Editora Intrínseca)
***
Inegavelmente, e sempre interessante quando a história se une a ficção, trazendo uma perspectiva diferente do passado. Além disso, segundo a editora, Kerri narra uma pouco da cena literária europeia da primeira metade do século 20. Portanto, um livro histórico sobre o poder transformador dos livros.
Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (e-book)