Olá, galera! Tudo bem? Hoje trazemos mais um lançamento pra vocês: “A Máquina do Ódio”, da jornalista Patrícia Campos Mello. Com uma temática atual e bastante debatida ultimamente, o livro chega pela Companhia das Letras e tem 196 páginas. Conheça:
LIBERDADE DE IMPRENSA
Como as redes sociais têm se tornado uma verdadeira “máquina do ódio” é exatamente o que relata Patrícia Campos Mello, uma das maiores jornalistas da atualidade. Mas ela vai além: mostra como nos últimos anos, mais precisamente a partir da última eleição (2018), essas mesmas redes sociais se tornaram uma fonte de disseminação de difamação, manipuladas por líderes populistas, com atitudes semelhantes à censura – e o pior, que têm como alvo principal jornalistas mulheres, como Patrícia.
Patrícia tem como bagagem a experiência de anos de cobertura jornalística de eleições internacionais, como em 2008, 2012 e 2016, nos Estados Unidos, e em 2014 e 2019, na Índia. E é a partir desse histórico que a jornalista esmiúça sobre o avanço dessa arma que se tornaram as redes sociais e a luta pela liberdade de imprensa e pela verdade, que parece cada vez mais ameaçada, levando em conta nossa história recente.
PATRÍCIA CAMPOS MELLO
Patrícia Campos Mello é formada em jornalismo pela USP e mestre em Business and Economic Reporting pela NYU. Foi correspondente em Washington do jornal O Estado de S. Paulo e atualmente é repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo. É autora de Lua de mel em Kobane, publicado pela Companhia das Letras em 2017. Recebeu diversos prêmios, como o Prêmio de jornalismo digital Rei da Espanha, em 2018, e o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa, concedido em 2019 pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).
📰📰📰
E é isso pessoas! Eu, como jornalista, posso dizer que me identifico muito com esse livro e quero muito ler ele. Estamos rodeados de exemplos de como essa máquina do ódio é cada vez mais forte, e livros como esse só reforçam a necessidade de lutarmos pela liberdade de imprensa e contra a disseminação do ódio. É como eu penso. E vocês? O que acham de livros como esse? Espero que tenham gostado da dica. Até a próxima!
Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (e-book)