Resenha – Fraude Legítima – E. Lockhart

Fraude Legítima é o segundo livro da autora E. Lockhart no Brasil, sendo o primeiro o famosíssimo Mentirosos,  ambas publicações do Grupo Companhia das Letras sob o selo Seguinte.

fraude legitima 02

Sinopse: Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.

O livro começa com a belíssima capa de uma tesoura e várias madeixas louras num fundo azul, o que condiz totalmente com o título e a história bem desenhada do livro, pois o livro todo é uma intensa fraude rsrsrs.

fraude legítima 03

Sério, o leitor vai se sentir enganado a história toda praticamente ao decorrer dos capítulos, mas esse é o efeito natural que E. Lockhart consegue ter sobre todos os seus leitores já desde sua primeira estréia no Brasil com Mentirosos que, apesar, de muitos não terem gostado por acharem uma história meio parada (o que eu claramente discordo) teve um final absolutamente de deixar o queixo caído. E o mesmo se aplica à sua recente obra publicada pela Seguinte. E uma das razões é que o livro tem uma ordem cronológica completamente louca, original e espetacular. Ela é feita em ordem decrescente, ou seja, de trás para frente.
Mas não vou mentir, essa ordem me deixou completamente maluca para entender toda a história, que foi algo que comecei a entender logo no comecinho do final do livro, isso sem contar que, todo o mistério que envolve as personagens Jule e Immie te fazem criar teorias conspiratórias que na maior parte das vezes só te enganam e não são certas. Então meu amigo leitor, se você é lesado como eu, leia mais de uma vez essa obra hahaha ou pelo menos comece-a já sabendo como o fatos são narrados. Inclusive da para perceber a ordem cronológica pelas datas, os capítulos são selecionadas por datas de acontecimentos, então não ignore esse fato.

Bom, o que eu senti lendo esse livro? Foi uma mistura de surpresa pela história do livro não ser bem realmente aquilo que a sinopse diz, também por acreditar na personalidade de Jule logo de cara, então lembrando, o livro é uma terrível fraude. Me senti enganada também, mas isso já nem acho muito válido , pois foi o mesmo sentimento que tive em Mentirosos e já é do perfil da autora. Senti um pouco de ódio da Jule por ela ser tão complicada e obsessiva, mas ao mesmo tempo acho-a perfeita pelas coisas que ela faz dentro da história, apesar de serem bem conturbadas, ou seja, você não sabe se ela é uma heroína ou vilã, ou simplesmente os dois, mas você pode concluir isso logo no final da história. Da para perceber que o caráter dela é um pouco confuso, por isso acho que ela foi bem construída na história. Também senti raiva pela Immie, achei ela uma mimada sem graça que só serviu pra ser chamariz da história, mas estamos falando de uma morta, então não há muito o que se falar dela por que o papel dela foi realmente esse, ser comentada na história por que todo o mistério gira em volta dela.

fundo

E pra concluir melhor essa resenha, e um jeito que há um tempo eu não fazia, vou revelar alguns spoilers que achei pertinente, então, se você já leu o livro é hora de prosseguir e se não, não diga que não avisei ;P

Começando pela minha indignação em saber que a Jule é uma assassina, mas, bem, isso é algo que fica claro, inclusive pela própria personagem desde o início da história, ela até mesmo inventa a historia da morte dos pais dela para fazer com que seja mais interessante, um detalhe para ela mesma. Inclusive a sua própria história é completamente inventada por ela, ela gosta de pensar que foi treinada para ser uma assassina, então logo pensamos que ela gosta do que se tornou, e uma assassina perfeita. Ela consegue encobrir seus assassinatos perfeitamente, fingir ser outra pessoa, roubar pessoas de forma que ninguém perceba. E embora a história gire entorno do suicídio da Immie, mais tarde descobrimos que na verdade a Immie foi assassinada pela Jule e compreendemos que Jule durante todo o período da historia tem se passado por Immie, usando as coisas de Immie e todo o dinheiro dela, falsificando documentos, etc.

fraude legitima 01

Eu fiquei perplexa o livro todo pela inteligência da autora em montar essa personagem nada fraca, uma lutadora que consegue escapar quando é descoberta, que consegue lutar e matar para continuar sua sobrevivência como impostora. Então, no final, a Jule é realmente a vilã que queria apenas ficar rica às custas de Immie, imaginando uma amizade que todo o tempo foi obsessiva, possessiva e doentia até Immie morrer. Sua morte foi bem escondida por trás da história de suicídio, um bilhete deixado na cozinha que Jule facilmente escreveu na letra de Immie e enganou a todos os outros personagens.

Bom, eu quis apontar mesmo essas duas personagens, por que na verdade são elas que fazem a história girar e achei que foi um livro bem escrito, bem estratégico, bem montado, desde as artes de capa até o final. Eu não esperava menos da autoria, visto que já tinha me surpreendido com Mentirosos antes, na verdade, foi o que me fez querer muito ler Fraude Legítima. Recomendo esta leitura a todos!

Hugs And Kisses

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s