Livro O vento gira em torno de si - Geny Vilas-Novas

Olá, galera, como vão? Espero que bem! Hoje trago para vocês a resenha de “O vento gira em torno de si”, da escritora mineira Geny Vilas-Novas. Recebi esse livro de contos da nossa parceira Oasys Cultural e, como não poderia ser diferente, a leitura foi uma grata surpresa. Então, agora trago minhas impressões sobre a obra. Espero que aproveitem a leitura.

A beleza narrativa da escritora Geny Vilas-Novas retorna em sua melhor forma neste novo romance, “O vento gira em torno de si” (Ed.7Letras). A Filha de Olhos Cor de Esmeralda, Capuchinho de Algodão estão de volta. Através de cenas do cotidiano protagonizadas por eles e outros personagens, vão se desvelando inquietações, reflexões e iluminações sobre a própria Vida, a natureza e obras da literatura universal como a Bíblia, a Íliada e a Odisséia de Homero, pontuadas pela terrível realidade que chega através das notícias de jornal. (Fonte: Oasys Cultural)

A ESCRITA DE GENY EM “O VENTO GIRA EM TORNO DE SI”

Que escrita gostosa a de Geny Vilas-Novas! E não por narrar em seus contos fantasias ou ficção apenas. São suas ideias, inquietações, questionamentos que enveredam por cada página. E ela fala de tudo: dos filhos, da fé, de Deus, da mitologia, enfim. Um sem-número de coisas que diariamente também passam por nossa mente. E é isso que aproxima autora e leitor, fazendo nascer uma relação interessante.

Falo isso porque as inquietações dela também são nossas. E se não, suas ideias fazem surgir outras ideias. Mas ela também se aventura no irrealismo, na criatividade. Sem dúvida, isso demonstra o talento de Geny em tentar trazer elementos diferentes na escrita. Então, essa mistura de ficção e realidade é o ponto mais positivo que posso trazer desse livro, arrematado pela bela e divertida escrita da autora, com certeza.

A DIVERSIDADE DA ESCRITA DE GENY VILAS-NOVAS EM “O VENTO GIRA EM TORNO DE SI”

Sim, a escrita de Geny é pessoal e impessoal ao mesmo tempo, instigante. Mas a sensação é que você leu poucas páginas em muito tempo – e tudo bem. Além disso, Geny se repete em seus contos. Creio ser propositadamente, como se quisesse reforçar aquilo que disse antes, ou então voltar a debater determinado assunto por outra perspectiva. E devo dizer que ela se arrisca fazendo isso, pois poderia deixar a leitura cansativa. Mas não é o caso aqui.

“O amanhã? Ah! O amanhã não existe, e quando ele chega, já chega com o nome de hoje”

Em certos contos, é como um livro mesmo, que lemos e conhecemos um pouco das histórias. Em outros, é como se ela estivesse ao nosso lado, nos contando tudo aquilo. Essa variação também é interessante. E ela não fica apenas nas reflexões filosóficas ou sobre a escrita em si. Ela também coloca nossa realidade (do Brasil, do mundo) nas entrelinhas, fazendo conexões.

A RELIGIOSIDADE EM SEUS CONTOS

De início, não sabia se tinha gostado dos contos relacionados a toda a questão de religiosidade, bíblia e Jesus. Fiquei com medo de soar fora do contexto, sabem? Mas, aos poucos, a autora vai explorando esse tema, volta e meia relacionando com os tempos atuais, de maneira muito natural. É como se ela nos contasse sua visão da Bíblia, aquilo que ela absorve.

Então, o que poderia se tornar algo negativo, acaba se tornando algo interessante de se ler, se abrirmos um pouco a mente. É como uma conversa, uma discussão, em que os pensamentos de Geny são o ponto de partida, o combustível que nos leva a diversas reflexões. Por isso digo com toda certeza que esse livro tem um poder incrível em nos fazer refletir, voltar a ler, ler uma terceira vez e compreender o que deixamos passar.

MAIS UM LIVRO INCRÍVEL PARA A CONTA

Enfim, galera, é isso. Não quero me alongar mais do que isso. Posso dizer que tenho me familiarizado um pouco com livros de contos e tem sido uma grata surpresa. São histórias dentro de histórias, textos que se complementam, que enriquecem ainda mais a leitura e dão outro sentido para nosso dia a dia. Certamente, “O vento gira em torno de si”, de Geny Vilas-Novas, ajuda para essa construção.

Espero que tenham gostado da resenha, pessoal. À Oasys, como de praxe, agradeço a ótima indicação. Em breve tem mais. Até a próxima!

Ficha técnica

O vento gira em torno de si

Autora: Geny Vilas-Novas

Páginas: 172

Editora: 7Letras

Ano: 2020

Onde comprar: Amazon (físico)

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta