Olá, leitores, tudo bem? Com prazer, trago pra vocês a resenha de “Teto para dois”, de Beth O’Leary. Sem dúvida, ouvi falar muito bem desse livro, mas só o peguei para ler, mesmo, depois de ler “A troca”, da mesma autora (tem resenha aqui). Daí, me encantei com a escrita dela e fui correndo ler o famoso livro. Então, espero que aproveitem a leitura dessa resenha.
A HISTÓRIA DE “TETO PARA DOIS”, DE BETH O’LEARY
Tiffy é uma editora assistente de livros. Ela está em busca de um apartamento para morar, já que não pode ficar mais na casa do ex-namorado. Finalmente, ela encontra uma opção barata e cômoda para ela. Contudo, o acordo é dos mais inusitados, e contraria até mesmo seus amigos. Afinal, ela decide dividir o apartamento com outra pessoa, e tudo bem até aí. O problema é que só tem uma cama. Para duas pessoas, desconhecidas.
A pessoa com quem ela fecha esse contrato é Leon, um enfermeiro que quase não fica em casa. E como precisa de uma grana extra para ajudar seu irmão, ele decide sublocar o apê. O acordo é esse: Lenon fica durante os dias da semana, de manhã e à tarde, e deixa para Tiffy as noites, quando ele está trabalhando, e os fins de semana, quando passa com a namorada. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, os dois começam a trocar post-its pela casa, para se comunicar. Será que esse acordo vai dar certo?
A NARRATIVA E A ESCRITA
Bom, nenhuma novidade dizer que essa história me conquistou logo de início. E é inevitável mesmo, seja pela escrita cativante da autora, seja pela história em si. O livro é narrado em primeira pessoa das perspectivas de ambos os protagonistas. A história é ambientada em Londres, apesar de isso não influenciar na trama em si. Mas, rapidamente, você se identifica com a escrita da autora, com seu jeito de conversar com o leitor, os diálogos gostosos. Enfim, são coisas que fazem com que a leitura flua de maneira muito boa.
No início, fiquei um pouco preocupado em como a autora preencheria 400 páginas com uma história de duas pessoas que não se encontram, mas moram no mesmo apartamento e dividem a cama. Então, aos poucos e naturalmente, ela vai inserindo outras tramas que envolvem os dois personagens. Como o problema com o irmão de Leon, o Richie; o trabalho de Tiffy e seu ex-relacionamento tóxico/abusivo (já vou chegar lá). Então, tudo isso vai enriquecendo a história, enquanto nos divertimos lendo os dois trocando post-its, comidas e desencontros.
Fato é que esse livro tem o DNA da escrita de Beth, e falo isso depois de ter lido, primeiro, “A troca”, como já disse. A leitura flui gostosa e rapidamente. Isso também faz com que o leitor tenha uma espécie de luta interna sobre ler tudo logo ou não, de tão envolvido que você fica na história e nos personagens. Sabe quando você quer prolongar uma visita a algum amigo? É essa a sensação com esse livro.
OS PERSONAGENS DE “TETO PARA DOIS”, DE BETH O’LEARY
No entanto, o que realmente se destaca nesse livro são os personagens, igualmente cativantes. Acho que esse é o forte da autora. É difícil quando os personagens falam por si e preenchem a história, entregam uma boa narrativa ao leitor. São os personagens criados por Beth que tornam sua história tão rica, divertida e sincera. Além disso, começando pelos protagonistas, esses personagens fogem muito do tradicional. Claro, eles têm problemas reais, trabalhos que influenciam em suas vidas pessoais, e isso também os aproxima do leitor.
As partes de Tiffy são muito divertidas. Ainda que ela esteja sofrendo com o término e tal. Mas seu trabalho (que trabalha com livros bem específicos e fora do padrão) e suas amizades, geram diálogos divertidos de se ler. E tem o contraste com Leon, que é mais introvertido. A questão é que ele acaba se tornando divertido quando interage com Tiffy. E mesmo quando eles se falam por post-its, parece que há um magnetismo óbvio, mas natural, entre eles.
Falando um pouco de Leon, o trabalho dele como enfermeiro em uma casa de repouso, com pessoas tão indescritivelmente incríveis, o torna um personagem que também rapidamente conquista o leitor. Ele tem um lado enigmático, e o claro contraste com Tiffy, mas ele sabe ser divertido e carinhoso. Seu amor pelo irmão é incrível. E o interessante é que ele aparenta um cara que não gosta de mudanças, mas ele se aventura também ao aceitar esse acordo inusitado, mesmo que desagrade a namorada, que o influencia tanto.
UMA HISTÓRIA ADULTA E O GASLIGHTING
Acho que fica evidente, conforme a leitura avança, que é uma história “adulta”. Com problemas adultos, situações que vivenciamos diariamente, ainda que de início pode passar uma impressão diferente. Além disso, a linguagem tem essa pegada adulta, ainda que moderna e que se aproxima muito do leitor. Pessoalmente, gosto dessa aproximação, e dessa coisa mais madura, se é que me entendem.
Mas um outro ponto que reforça isso é o fato de discutir assuntos como “gaslighting”, um termo pouco conhecido, mas com um significado que conhecemos bem, e vivenciamos diversos casos ao nosso redor. A autora aborda esse tema com a trama da Tiffy e seu ex-namorado. E, de verdade, na medida que ela vai revelando mais dessa relação, isso pode gerar alguns gatilhos nebulosos.
Ao mesmo tempo, é uma forma de mostrar às pessoas que sofrem esse tipo de abuso psicológico, seja em um relacionamento amoroso ou qualquer outro tipo, que elas não estão sozinhas. E que isso precisa ser, sim, discutido. Beth dá uma aula sobre esse tipo de situação. E como é estar e perceber um relacionamento abusivo, ou quando conhecemos alguém que enfrenta esse tipo de situação e como podemos lidar com isso, sem forçar a barra.
UMA ÓTIMA LEITURA, SEM DÚVIDA
Enfim, é isso, galera. Acho que o que precisa ficar claro é que amei essa história, esses personagens, essa escrita. Ah, sem falar numa certa “tensão sexual” que existe nesse romance. Isso dá uma pegada diferente para um livro, o que não significa que tem sexo o tempo todo ou algo do tipo. Se vocês lerem, e já fica aqui me recomendação, vocês vão perceber o que estou falando.
Bom, acho que já falei tudo o que queria sobre essa obra. “Teto para dois”, de Beth O’Leary, é uma história sensacional, divertida e gostosa de ler. Sem dúvida, entra para uma lista de destaques das minhas leituras. Espero que tenham gostado dessa resenha, pessoal. E até a próxima!
Ficha técnica
Teto para dois
Autora: Beth O’Leary
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (e-book)