Olá, tudo certo? Hoje trazemos o lançamento do livro “Confiança”, de Hernan Diaz. Esse foi o livro de agosto do intrínsecos (resenha aqui) e, agora, chega oficialmente pela Editora Intrínseca. A obra tem 416 páginas e tradução de Marcello Lino. A trama parece complexa, mas no fim, tudo faz sentido. Então, confira:
A HISTÓRIA DE “CONFIANÇA”
Uma história que é dividida em quatro livros. No primeiro, conhecemos a vida fictícia de um financista, chamado Benjamin Rask, que com sua inteligência, multiplicou a fortuna do pai investindo na bolsa de valores. Muito inteligente, ele decidiu se afastar da indústria do tabaco para se dedicar aos segredos de se “dobrar o dinheiro”. Portanto, é essa jornada que o autor conta no primeiro livro.
Mas esse é um relato fictício. No segundo livro, o leitor vai acompanhar uma autobiografia do financista, suas memórias e sua própria versão dos fatos. Então, vem o terceiro, que mostra a vida do financista de uma outra perspectiva: a de uma secretária que trabalhou em sua mansão. Por fim, no quarto livro, são revelados os escritos de um diário perdido e que trazem uma perspectiva ainda mais diferente e surpreendente de uma mesma história.
HERNAN DIAZ
Hernan Diaz é autor de dois romances, publicados em mais de vinte idiomas. O primeiro, In the Distance (2017), foi finalista do Pulitzer e do Prêmio PEN/ Faulkner, eleito um dos Dez Melhores Livros de 2020 pelo Publishers Weekly. Confiança, seu segundo romance, entrou para a lista estendida do Booker Prize de 2022. Diaz também publicou um livro de ensaios sobre o argentino Jorge Luis Borges e seu trabalho já figurou em revistas como The Paris Review, Granta e Playboy. Foi contemplado com um Guggenheim Fellowship, um Whiting Award, o William Saroyan International Prize for Writing, além de uma bolsa do Dorothy and Lewis B. Cullman Center for Scholars and Writers da Biblioteca Pública de Nova York. (Fonte: Editora Intrínseca)
***
Enfim, é isso. Sem dúvida, esse livro tem uma narrativa complexa, mas, no final acho que conseguir encontrar pontos positivos. Mas e você, o que achou? Espero que tenha gostado da dica e até mais!