Stella Maris

O segundo romance do díptico iniciado com “O passageiro” é o lançamento de hoje. Trata-se de “Stella Maris”, de Cormac McCarthy, que chega pelo selo Alfaguara, da Companhia das Letras, com 184 páginas. A tradução é de Cássio de Arantes Leite e a capa, de Casa Rex. Então, confira:

A HISTÓRIA DE “STELLA MARIS”

O ano é 1972, Black River Falls, Wisconsin. Aos 20 anos – e com um saco plástico com 40 mil dólares -, Alicia Western deu entrada no hospital psiquiátrico Stella Maris. Afinal, ela foi diagnosticada com paranoide esquizofrênica e tem um longo histórico de alucinações visuais e auditivas. Assim, ao longo de sua estadia, ela conversa com o terapeuta sobre a natureza da loucura, em meio às memórias da infância e às alucinações.

Contudo, Alicia também divide seu tempo tentando lidar com a ausência de Bobby, seu irmão, que sofreu um acidente e está entre a vida e a morte. Ao passo que ela ressente sua distância, Alicia também evita falar sobre a relação que os dois tiveram. Uma relação de amor proibida, com marcas profundas em ambos.

Conforme a editora: “Narrado por meio de transcrições das sessões psiquiátricas, Stella Maris não é apenas uma sequência de O passageiro; é um livro que o complementa ao acrescentar uma nova perspectiva à história de Bobby Western — e proporciona uma discussão filosófica que questiona as noções de Deus, da verdade e da própria existência. É um romance enigmático e profundo, de um dos maiores mestres da literatura norte-americana atual”.

CORMAC McCARTHY

Cormac McCarthy nasceu em Rhode Island, EUA, em julho de 1933. É autor de livros seminais da literatura norte-americana, como Meridiano de sangue, a Trilogia da Fronteira (composta de Todos os belos cavalos, A travessia e Cidades da planície), Onde os velhos não têm vez e A estrada. Recebeu prêmios como o Pulitzer, o National Book Award e o National Book Critics Circle Award. (Fonte: Companhia das Letras)

***

Enfim, é isso. Sem dúvida, um romance enigmático e com discussões profundas. O que achou? Espero que tenha gostado da dica e até a próxima!

Onde comprar: Amazon (físico) | Amazon (e-book)

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta