Eu pensei em diversas formas de começar essa resenha, falar que esse é um livro que me surpreendeu ou a minha história com ele, como eu conheci Brilho da autora Amy Kathleen Ryan.
Não sei se vocês conhecem esse livro ou já perceberam que aqui no #Estação cada um de nós temos um estilo diferente de leitura, eu por exemplo sou uma louca por ficção e ainda mais quando ficção envolve espaço, naves, alienígenas, etc. Então Brilho me chamou muito a atenção por causa disso, e não apenas, pois a capa e a sinopse me ganharam de primeira mão.
O que posso dizer sobre minha história com esse livro é que, ela começou num sebo, eu estava trocando uma pilha de quase 30 livros que a escola onde estava trabalhando ia jogar fora. Isso mesmo que você acabou de ler! A escola ia jogar fora!
Bom, então eu pensei: não é roubo se eu estiver pegando do lixo ne? E foi assim que eu consegui Brilho e outros volumes no sebo, na base da troca. E, além de tudo, foi o primeiro livro que eu vi de longe e já pensei: esse é meu! Nem precisei ler a sinopse toda pra ter certeza, e digo mais, não me arrependi, simplesmente amei essa leitura e achei ela fascinante.
Sinopse: A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto.
Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.
Apesar de se tratar de uma garota de 15 anos, Waverly, as adolescentes do livro são muito mulheres, muito femininas e como a própria sinopse diz, há temas como a escolha da mulher, então é um livro forte, e uma história forte que não se passa em qualquer lugar, mas no espaço, onde não existe mais planeta Terra. Então temos na história a questão da religião que é retratada exatamente como ela é: alienadora, temos a imposição da mulher, ela sofre atentados e opressão e ainda assim ela tem o poder de pensar e tentar sair da situação, temos uma verdadeira história de caça às bruxas e tudo isso numa trama condizente com reviravoltas, e reviravoltas que a gente não está esperando por que a autora consegue fazer a gente pensar no pior ao mesmo tempo em que ela já arquitetou uma outra consequência pior. Esse livro é fantástico! Só posso dizer que vocês tenham a curiosidade de ler, que se interessem por esse livro como eu.
E como dito antes, pra você que é amante de espaço, de galáxias, tudo o que envolve o mundo exterior ao nosso pequeno planeta irrecuperável pelas desgraças climáticas, essa história é perfeita. Claro que não é nenhum Star Wars ou Guardiões da Galáxia, nenhum Guia do Mochileiro das Galáxias, sequências de muito sucesso, mas pra quem gosta muito do tema, tem interesse e está de boas pra ler, com um tempinho ok, eu acho que é uma leitura pra se aprofundar.
Pra mim ela foi super rápida, levei apenas três dias e meio, me senti mergulhada. Tive uma pequena deficiência no começo da leitura, pois não conseguia imaginar direito os personagens e o cenário, não conseguia associá-los a seres humanos em um jornada, mas o que mudou um pouco mais a frente onde tudo começou a ter mais detalhes e explicação.
Super me apaixonei pela Waverly, a nossa protagonista, mulher, corajosa e inalienável durante toda a trama. Ela foi uma garota que se não fizessem o que mandavam era torturada, dopada e trancada, então pra uma idade de 15 anos achei ela muito adulta, assim como outras meninas que a acompanharam como a Sarah e a Samantha, protagonistas secundárias, mas que também tiveram um papel fundamental e inteligente durante toda a leitura.
Tive um pouco de ódio do Seth, achei ele muito ciumento, orgulhoso e invejoso, o jeito que ele lidava com as coisas com agressão e mentiras. Esse é outro personagem principal de toda a história que, querendo ou não, se não tivesse ele pra atrapalhar a história não teria graça nenhuma e acredito que nos outros volumes ele vai ter um papel maior, um desenvolvimento muito grande, agora não imagino se como herói ou como o menino malvado que ele se mostrou em Brilho.
Também tive uma leve e breve queda pelo Kieran, o namorado da Waverly que a todo momento precisou tomar decisões arriscadas, que a todo momento sentiu a falta da namorada, que até então parecia um cavalheiro, mas que no final se mostrou um pouco diferente do príncipe que a gente imagina, mas eu tive uma percepção de que ele queria ser um pouco estrelinha por que já tinha a fama de bom moço, que faz as coisas certas, que tem talento e é altruísta, então achei ele um pouco egocêntrico, mas no final da história mesmo por que durante toda a trama o que ele queria mesmo era tomar decisões boas e ajudar os tripulantes da sua nave a terem esperança quando tudo estava ruinando. E claro, Seth atrapalhou um pouco causando intrigas com mentiras. Então essa briga dos dois deixa até mesmo um pouco confuso o leitor por que a gente não sabe bem qual deles gostamos mais ou gostamos menos.
Bom, o que mais posso dizer desse livro?
Ele não é um volume único, fiquei surpresa de saber disso, não sei por que, mas achava que ele não tinha sequência, e um pouco triste por que provavelmente vou demorar muito pra comprar os outros dois volumes Centelha e Chama e a minha curiosidade vai ter que esperar o que me deixa numa grande expectativa pela continuação e desfecho.
Espero que quem leu também tenha tido uma experiência semelhante a minha, de quem gostou do livro. Ele e a sequência são de anos posteriores a 2013, publicados pela editora Geração Editorial, mas você ainda pode encontrá-los a venda na internet tanto físico como em eBooks para quem gosta.
Também espero que tenham gostado da resenha e comentem o que acharam do livro, se vocês já o leram, ou pra quem ainda não leu, quais seriam as expectativas para essa leitura 😉
Hugs and Kisses e um boa leitura a todos <3
[…] e Chama é a sequência de Brilho, que também tem resenha aqui no blog, quem quiser conferir, só clicar aqui. Sobre esses dois livros, eu não sei se vou encontrar eles na editora (na verdade nem sei se a […]
[…] pra quem ainda não leu Brilho e sentiu uma pontada de curiosidade, é só clicar AQUI e conferir a minha resenha […]