Bienal do Livro Rio

Olá, galera, tudo bem? Cá estamos aqui para falar de um evento mega importante que vai acontecer em breve. Pois é, estamos falando da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, edição 2021. E aqui você vai conhecer todos os detalhes do evento, que acontece de 3 a 12 de dezembro, no Riocentro. Em 2020, a edição de São Paulo da Bienal foi online, devido à pandemia. E agora que as coisas estão mais “tranquilas” (dedos cruzados), podemos aproveitar presencialmente da Bienal do Rio. Mas haverá regras!

COMO VAI SER A BIENAL DO LIVRO RIO 2021?

Afinal, ainda estamos em pandemia. A capacidade de visitantes será reduzida em 50%; o evento será dividido em dois turnos com limite de pessoas em cada período; a venda de ingressos e credenciamento serão feitos somente online; e o uso de máscaras será obrigatório em todas as áreas do evento. Além disso, a praça de alimentação será instalada em ambientes abertos.

Tudo isso tem o intuito de garantir a segurança de todo mundo que vai participar do evento – público, organizadores e personalidades. Ah, importante: pessoas acima de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação para entrar no evento. Então, não se esqueça do comprovante! Além disso, você pode conferir outras coisas essenciais que você deve levar durante o evento aqui.

Infelizmente, o acesso à bienal não é gratuito. Você deve comprar um ingresso, com antecedência, clicando aqui. Neste ano, os valores são: R$ 44 (inteira) e R$ 22 (meia entrada) – ambos com taxa de conveniência já inserida. Você só poderá acessar à bienal no dia e turno que comprar, ok? Aliás, você deve chegar com uma hora de antecedência. Depois do horário, não será permitido entrar.

ONDE A BIENAL VAI ACONTECER?

Neste ano, a Bienal do Rio acontece no Riocentro, um centro de eventos do Rio de Janeiro, com diversos pavilhões e espaços que garantem uma ótima experiência (sério, o lugar é enorme!). O Riocentro fica na Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca (Rio de Janeiro, CEP: 22780-160). Clicando aqui você tem acesso ao site do centro de eventos com informações sobre a localização.

É bom se planejar com antecedência – se você vai de ônibus, se vai de avião (caso seja de outros Estados). Além disso, tenha em mente que se você vai comprar livros, também precisa se preocupar com essa etapa da viagem de volta. Dentro da cidade, é bom se informar sobre os meios de transporte público para chegar ao local do evento. O transporte por aplicativos pode ser uma boa alternativa, mas não é barato. Felizmente, no Rio, há o metrô. Nesse link você pode obter informações sobre trajetos e valores da passagem.

A PROGRAMAÇÃO DA BIENAL DO LIVRO RIO

O que me leva à programação do evento neste ano. A organização anuncia aos poucos alguns dos eventos que vão acontecer durante a bienal. Além das redes sociais da bienal, você pode conferir a programação clicando aqui. Mas dá para dizer que alguns escritores já estão confirmados no evento: Julia Quinn (virtualmente), Raphael Montes (presencialmente) e Junji Ito (virtualmente), entre outros.

Ou seja, o evento vai valer muito a pena. Principalmente por ser a primeira edição neste período de pandemia que será realizada de forma presencial. Além disso, as editoras tendem a programar eventos especiais em seus estandes. Em edições anteriores, elas capricharam nas temáticas, o que sempre rende ótimas fotos. Sem falar que é sempre bom dividir com outras pessoas esse amor pelos livros, certo?

***

Enfim, galera, é isso. Neste link, separamos cinco motivos para você ir à Bienal do Livro. Mas é claro que temos muito mais razões para comparecer ao maior evento literário do país, certo? Então, esperamos que tenham gostado dessas dicas. Nos contem: estão ansiosos para participar da Bienal? Até mais!

Por Douglas Oliveira

Jornalista, leitor voraz e apaixonado por música. Fantasia ou thriller são as escolhas preferidas, mas gosta de se aventurar em toda leitura que o faça sair da zona de conforto.

Deixe uma resposta