Olá, pessoal, tudo bem? Cá estou hoje aqui para trazer a vocês uma indicação diferente de leitura. Pois bem, quero falar sobre o livro infantil “Ratazan e o sorriso escondido”, de Henrique German. Isso mesmo, o autor brasileiro de romances e livros de contos também escreve livros infantis. A Páginas Editora, nossa parceira, lançou o livro recentemente e eu tive o prazer de o ler. Mas também li para o meu sobrinho, o Arthur Gabriel (modelo da foto rs). Enfim, espero que aproveitem a leitura dessa resenha diferente.
A HISTÓRIA DE “RATAZAN E O SORRISO ESCONDIDO”
Ratazan é o típico rato enorme de esgoto, forte, sujo e esperto. Porém, uma diferença entre ele e os outros de sua espécie é que Ratazan nunca sorri. O que poderá, algum dia, fazer com que ele liberte seu misterioso sorriso escondido? (Fonte: Páginas Editora).
Bom, esse é um resumo bem resumido da história, que é curta mesmo (37 páginas), mas muito colorida e ilustrativa. Aliás, as ilustrações são de Mariana Tavares. A indicação da leitura é para crianças a partir dos 4 anos. Contudo, fico feliz em dizer que meu sobrinho de 2 anos adorou conhecer o Ratazan. Isso porque ele pode não ter entendido a história, mas ele conseguiu captar algumas palavras, e as ilustrações ajudam muito.
Portanto, se você procura uma dica de livro infantil, creio que a obra de Henrique German pode ser uma ótima indicação. Digo isso pois eu tive a experiência de me sentar com meu sobrinho e ler a história para ele. E durante toda a leitura, ele prestou atenção, atento a tudo o que o autor narrava (lido por mim), mas também às ilustrações, que ajudam a dar uma ideia maior da história.
E devo dizer que a história em si desse livro é bem interessante também. Afinal, é uma história de amor, autoestima e família. A narrativa é clássica, eu diria. E nem precisa ser original, só precisa entreter e fazer a criança prestar atenção, se divertir também. E, nesse ponto, afirmo com tranquilidade que ele cumpre seu papel. É a história de alguém (no caso um animal) que tem lá seus problemas de aparência, mas que se dispõe a cuidar mais de si quando o amor surge no horizonte.
EM RESUMO, UMA ÓTIMA DICA DE LEITURA
Sim, “Ratazan e o sorriso escondido” conquista pela narrativa fácil de ler e por uma história curiosa, ainda que curta, mas recheada de aventuras. E mesmo para um livro infantil, Henrique German nos presenteia com muitos detalhes e uma escrita instigante. Então, fica aqui, novamente, minha indicação para que você adquira esse livro e leia para seus filhos/netos/sobrinhos/primos/irmãos etc etc. Para mim, são livros como esse que ajudam a incentivar a leitura desde cedo. E todos concordamos sobre os benefícios disso, certo?
Enfim, galera, é isso. Espero que tenham gostado dessa resenha/indicação. E nos vemos na próxima!
Ficha técnica
Ratazan e o sorriso escondido
Autor: Henrique German
Páginas: 37
Editora: Páginas
Ano: 2021
Onde comprar: Páginas Editora